23 de fevereiro: em 1450 era impresso o primeiro livro no Ocidente, a Bíblia de Mogúncia
23 de fevereiro de 1450 – Em Mogúncia (hoje Mainz), na Alemanha, Gutenberg imprime o primeiro livro ocidental usando a tecnologia dos tipos móveis (letra a letra fundida separadamente em chumbo), uma Bíblia. Depois de impressas essas bíblias receberam iluminuras (ilustrações) feitas à mão, assim como a rubrica do impressor.
Os tipos móveis foram inventados na China e eram conhecidos há séculos por lá, mas sua “exportação” demorou bastante, apesar dos contatos comerciais permanentes com o Ocidente pela Rota da Seda, e através de aventureiros comerciais como Marco Polo.
Até Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg (nome completo do cara) reproduzir o sistema chinês - inventado provavelmente em 1040, por Bi Sheng -, os livros ocidentais eram copiados à mão, um a um, por artistas especializados, os “copistas”, sendo produtos raros e com poucos exemplares em circulação, até porque poucas pessoas sabiam ler. Tudo mudou a partir de 23/02/1450, com a impressão de textos em grande quantidade de cópias.
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió


