Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

23 de fevereiro: em 1450 era impresso o primeiro livro no Ocidente, a Bíblia de Mogúncia

Por Enio Lins 23/02/2023 08h08
23 de fevereiro: em 1450 era impresso o primeiro livro no Ocidente, a Bíblia de Mogúncia

23 de fevereiro de 1450 – Em Mogúncia (hoje Mainz), na Alemanha, Gutenberg imprime o primeiro livro ocidental usando a tecnologia dos tipos móveis (letra a letra fundida separadamente em chumbo), uma Bíblia. Depois de impressas essas bíblias receberam iluminuras (ilustrações) feitas à mão, assim como a rubrica do impressor.

Os tipos móveis foram inventados na China e eram conhecidos há séculos por lá, mas sua “exportação” demorou bastante, apesar dos contatos comerciais permanentes com o Ocidente pela Rota da Seda, e através de aventureiros comerciais como Marco Polo. 

Até Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg (nome completo do cara) reproduzir o sistema chinês - inventado provavelmente em 1040, por Bi Sheng -, os livros ocidentais eram copiados à mão, um a um, por artistas especializados, os “copistas”, sendo produtos raros e com poucos exemplares em circulação, até porque poucas pessoas sabiam ler. Tudo mudou a partir de 23/02/1450, com a impressão de textos em grande quantidade de cópias.