Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

27 de fevereiro: em 425 é criada a primeira universidade no mundo ocidental

Por Redação 27/02/2023 09h09
27 de fevereiro: em 425 é criada a primeira universidade no mundo ocidental

27 de fevereiro de 425 – Criação do Pandiactério, centro de ensino superior, posteriormente conhecido como a Universidade de Constantinopla. Teodósio II, imperador bizantino foi o responsável pela fundação desta que é considerada a primeira instituição educacional com as características mais tarde definidas como universitárias.

Contava com 31 cadeiras, com escolas/cursos de Medicina, Direito, Filosofia, Economia, Retórica, Aritmética, Geometria, Astronomia, Música, Línguas, possuía com institutos politécnicos, academias de belas-artes, bibliotecas... E, o mais impressionante, aceitava mulheres (em plena sociedade medieval).O sistema era de educação laica, secular, baseado nas antigas academias gregas clássicas, mas se expandia em atividades hoje definidas como “extensão”, alfabetizando nas aldeias próximas. Teve campi em Jerusalém e Antióquia, então partes do Império Bizantino. Funcionou por mais de mil anos, até o século XV.

Informa a Wikipédia: “O principal propósito da educação superior, para a maior parte de seus estudantes, era a retórica, a filosofia e o direito, visando a produção de pessoa competente para ocupar os cargos burocráticos do Estado e da Igreja. Neste sentido a universidade era o equivalente secular das Escolas Teológicas - embora mantivesse uma tradição filosófica de aristotelismo e platonismo”.