27 de fevereiro: em 425 é criada a primeira universidade no mundo ocidental
27 de fevereiro de 425 – Criação do Pandiactério, centro de ensino superior, posteriormente conhecido como a Universidade de Constantinopla. Teodósio II, imperador bizantino foi o responsável pela fundação desta que é considerada a primeira instituição educacional com as características mais tarde definidas como universitárias.
Contava com 31 cadeiras, com escolas/cursos de Medicina, Direito, Filosofia, Economia, Retórica, Aritmética, Geometria, Astronomia, Música, Línguas, possuía com institutos politécnicos, academias de belas-artes, bibliotecas... E, o mais impressionante, aceitava mulheres (em plena sociedade medieval).O sistema era de educação laica, secular, baseado nas antigas academias gregas clássicas, mas se expandia em atividades hoje definidas como “extensão”, alfabetizando nas aldeias próximas. Teve campi em Jerusalém e Antióquia, então partes do Império Bizantino. Funcionou por mais de mil anos, até o século XV.
Informa a Wikipédia: “O principal propósito da educação superior, para a maior parte de seus estudantes, era a retórica, a filosofia e o direito, visando a produção de pessoa competente para ocupar os cargos burocráticos do Estado e da Igreja. Neste sentido a universidade era o equivalente secular das Escolas Teológicas - embora mantivesse uma tradição filosófica de aristotelismo e platonismo”.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



