Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

1º de março: em 1870, finda a Guerra do Paraguai

Por Enio Lins 01/03/2023 08h08
1º de março: em 1870, finda a Guerra do Paraguai

1º de março de 1870 – Fim da Guerra do Paraguai, a mais sangrenta da América do Sul, depois de seis anos de combates que deixaram um rastro estimado em 400 mil mortes.

A morte do presidente paraguaio, Marechal Solano López, na localidade de Cerro Corá, nessa data, encerra a tragédia. A guerra jogou o Paraguai, até então um dos países mais prósperos da América Latina, contra uma poderosa aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. Muitas são as polêmicas desde então, sobre as reais motivações do conflito, mas o poder paraguaio pode ser comprovado pela duração de sua resistência em combate, que se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870.No lado paraguaio foram registraram cerca de 220 mil mortes e na banda da Tríplice Aliança, aproximadamente 180 mil óbitos, números provavelmente maiores especialmente entre os derrotados. Mais da metade da população do Paraguai foi morta na guerra e aquele país jamais se recuperou do baque.

O recontro em Cerro Corá, rigorosamente, não pode ser chamado de “batalha”, pois cerca de 500 paraguaios famélicos foram cercados por 2.600 homens do exército imperial brasileiro. O Marechal López, encurralado, teria recusado se render e foi morto, em relato pouco preciso, com indicação do lanceiro Chico Diabo como autor do golpe fatal, seguido de um tiro de misericórdia desferido por João Soares. O fato é que ali findou a guerra.