Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

2 de março: em 1919, Lênin funda a Terceira Internacional

Por Enio Lins 02/03/2023 08h08
2 de março: em 1919, Lênin funda a Terceira Internacional

2 de março de 1919 – Fundada a Internacional Comunista, ou Terceira Internacional, posto ser a tentativa número três de funcionamento de uma organização global revolucionária.

Também conhecida como Comintern, foi organizada por Lênin no calor do processo revolucionário bolchevique na Rússia (a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas só seria criada em 1920), para atender a alta demanda de revoluções no mundo.

A Primeira Internacional existiu entre 1864 e 1876 e teve integrantes notáveis como Marx e Engels; A Segunda Internacional, ou Internacional Socialista, atuou entre 1889 e 1916, chegou a realizar nove congressos e fragmentou-se por conta das divergências nacionais europeias frente à I Grande Guerra Mundial.

A Terceira Internacional atuou até 1943, quando foi extinta num gesto de Stálin para comprovar o empenho da União Soviética e dos partidos comunistas de todo o mundo na luta contra o Nazifascismo, afinal os vermelhos estavam na linha de frente ao lado das potências capitalistas (USA, Reino Unido...) na guerra contra o Eixo.

Até 1943, os partidos comunistas que surgiam mundo afora se definiam como “Secção da Internacional Comunista”, conferindo ao Comitern a feição de um único partido globalizado, o que atraía para Moscou um mundo de problemas e cobranças. Dizem que José Vissariónovitch Djugashvili se incomodava com isso, teria aproveitado a oportunidade de ser simpático aos alados, e encerrado de vez a organização - mas pode ser boato.