Wadson Regis

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

"Os Pereira" e "Os Silva". Não será saudável

17/03/2023 13h01 - Atualizado em 17/03/2023 13h01
'Os Pereira' e 'Os Silva'. Não será saudável

A família Pereira faz parte de um clã político estabilizado. Durante muito tempo comandou Junqueiro e Teotonio Vilela. Depois, com as ações do então deputado estadual Joãozinho Pereira, no distrito de Luziapolis, houve a conquista de Campo Alegre, com Pauline Pereira.

Os Pereira têm um modelo político definido. Um tipo de “cuidar das pessoas” focado no assistencialismo, mas com excelentes números nos índices da Educação de base. É uma marca deixada pelo patriarca João José, “O Prefeitão” (in memorian), que comandou Junqueiro por quatro mandatos.

Nas eleições de 2020 houve a quebra da hegemonia, com Leandro Silva vencendo Carlos Augusto, candidato dos Pereira, com 54,53% dos votos válidos. O processo eleitoral foi de baixíssimo nível, com ofensas e ameaças que fogem aos princípios da boa política.

Em 2022 “Os Silva” chegaram à Assembleia Legislativa com André Silva. “Os Pereira” trocaram a excelente deputada Jó pelo irmão Fernando, ex-prefeito de Junqueiro por dois mandatos. Na ALE André Silva já avisou que seu grupo vai investir pesado para combater e também tomar dos “Pereira” o domínio de Teotonio Vilela e Campo Alegre. Faz parte do processo democrático.

A advertência é que, pelo roteiro ora apresentado e já exposto, fica a certeza de que não será um processo democrático saudável.