Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

21 de março: em 1932, é instituída a Carteira de Trabalho

Por Enio Lins 21/03/2023 08h08
21 de março: em 1932, é instituída a Carteira de Trabalho

21 de março de 1932 – Getúlio Vargas cria a Carteira de Trabalho, ou Carteira Profissional, ato que representou um enorme avanço social para o País. Naquele tempo, o regime escravocrata, que foi a marca absoluta na exploração da força de trabalho no Brasil desde o século XVI, havia sido extinta há apenas 44 anos e suas cicatrizes ainda estavam muito abertas.

Os trabalhadores sobreviviam expostos à própria sorte, sendo os movimentos trabalhistas reprimidos duramente. Os contratos eram negociados diretamente com os patrões, sem regras, na verdade eram imposições.

Em 1930, uma parcela antes marginalizada das classes dominantes brasileiras chega ao poder, desbancando à força a antiga “política café-com-leite” que revezava oligarcas paulistas e mineiros no comando do País. As "novas" oligarquias procuraram se modernizar, e a concessão de direitos trabalhistas se baseava na experiência fascista italiana, de ceder benefícios como forma de impedir o avanço da esquerda entre as chamadas “classes laboriosas”.