22 de Março: em 1980, morre Hélio Oiticica
22 de março de 1980 – Hélio Oiticica, artista revolucionário dos anos 60/70, morre aos 43 anos incompletos, em decorrência de um AVC, deixando uma obra tão marcante como incompreendida (ainda hoje).Bisneto do alagoano Francisco de Paula Leite e Oiticica (1853/1927), político notável a seu tempo, era neto do professor José Oiticica(1882/1957), célebre intelectual e uma das principais referências do Anarquismo no Brasil. Desse avô deve ter herdado a veia iconoclasta e revolucionária.
Carioca da gema, Hélio Oiticica sacudiu os padrões das artes plásticas desde o final dos anos 50 e, em 1967, lançou a publicação “A Declaração de Princípios Básicos da Nova Vanguarda”, texto em que teorizou sobre os desafios para a arte contemporânea.
Um de seus experimentos mais comentados está ligado à concepção, criada por ele, em 1964, dos “Parangolés”, obras que eram vestidas em momentos performáticos e que posteriormente geraram as “Manifestações Ambientais” essas realizadas em pareceria com a comunidade do Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, onde colaborava com a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira desde 1960.
últimas
-
ALAGOAS
Maceió avança com obras para fazer do Porto referência turística e cultural
-
CLIMATEMPO
Alagoas enfrenta ventos intensos até este domingo
-
As Teorias de Crescimento Econômico: Interpretações para o Crescimento Sustentável em Alagoas
-
POLÍCIA
Primos são presos com artefatos explosivos após denúncia no bairro de Santa Lúcia
-
SAÚDE
Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais