Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

24 de março: em 1976, golpe militar na Argentina

Por Enio Lins 24/03/2023 08h08
24 de março: em 1976, golpe militar na Argentina

24 de março de 1976 – Militares dão um golpe de Estado na Argentina, depondo a presidenta Isabelita Perón e destituindo o legislativo e o judiciário. Assume todos os poderes uma junta golpista formada pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Os militares golpistas ficaram sete anos no poder, barbarizando adoidadamente, a ponto do número de mortos e desaparecidos nunca ter sido totalizado com precisão, variando de nove mil a 30 mil vítimas fatais.

O excesso de violências e corrupção generalizada deteriorou rapidamente o poder da ditadura, e, em abril de 1982, os golpistas tentaram uma patriotada, invadindo as ilhas Falklands, chamadas de “Malvinas” pelos latinos. A Grã-Bretanha, que administra esse arquipélago desde 1833, reagiu rapidamente e derrotou as forças armadas argentinas em apenas dois meses de confronto.

A humilhante rendição da Argentina e a prisão de 11 mil soldados pelos britânicos foram mais demolidoras que os 649 milicos argentinos mortos em combate. Desmoralizados, os generais tiveram que apressar sua saída do poder, o que acontece em dezembro de 1983, com o retorno da Democracia.