É SOBRE ISSO

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Ozempic não causa queda capilar, garante especialista

Usado como fórmula mágica para emagrecimento, remédio reduz apetite e, associado a dietas malfeitas, que enfraquece fios

Por Redação com assessoria 24/03/2023 12h12
Ozempic não causa queda capilar, garante especialista

Originalmente desenvolvido para controlar a diabetes, o princípio ativo semaglutida – comercializado sob as marcas Ozempic, Wegovy e Rybelsus, entre outras – virou a nova febre mundial entre pessoas que buscam perder peso de forma rápida. Uma das razões para a explosão no uso do medicamento com esse objetivo é o fato de a substância contribuir para a diminuição do apetite. Mas, segundo postagens de alguns usuários nas redes sociais, o medicamento pode ser a causa de um efeito colateral indesejado: a queda de cabelos.

Porém, o médico Marcos Kawasaki, especialista e sócio fundador da novofio, rede de tratamento e transplante capilar, garante que a utilização do Ozempic, por si só, não causa perda capilar. O problema, explica, está nas dietas que costumam acompanhar os tratamentos, associadas à própria redução no apetite decorrente do uso da substância. “Muitas vezes, a pessoa utiliza o remédio sem um acompanhamento médico e dietético e ainda faz uma dieta para potencializar o emagrecimento. Essas ações fazem com que o corpo receba menos proteínas, sais minerais e vitaminas indispensáveis para o crescimento do cabelo de uma forma saudável e contínua. Assim, o cabelo fica mais quebradiço e cai com maior facilidade.”

Junto a isso, comenta o médico, os usuários utilizam a semaglutida da mesma forma e nas mesmas doses que amigos ou influenciadores das redes sociais, sem saber se de fato a substância é recomendada para seus casos específicos. “Não podemos dizer que Ozempic sozinho é responsável pela queda de cabelo”, explica Kawazaki. “Mas o indivíduo que se alimenta de forma deficiente começa a produzir menos proteínas de ancoragem, proteínas que estão dentro dos folículos e ancoram os fios. Ou seja, o fio fica mais fácil de ser destacado, e a haste capilar que está sendo produzida fica também mais quebradiça.”

Recentemente, até mesmo o bilionário Elon Musk afirmou ter aderido ao uso de Ozempic – o CEO do Twitter garante ter emagrecido mais de 16 quilos. No TikTok, a modelo plus size e estrela da rede social Chelsea Handler também se mostrou adepta de medicamentos à base de semaglutida.

O assunto está tão em voga que durante a cerimônia do Oscar, o comediante e apresentador Jimmy Kimmel provocou gargalhadas ao fazer piada com a febre do uso do Ozempic e outros remédios para emagrecer por astros de Hollywood. “Todo mundo parece tão bonito”, disse Kimmel. “Quando olho em volta desta sala, não posso deixar de me perguntar: ‘Ozempic é certo para mim'?’”

Embora muitos usuários apontem nas redes sociais efeitos colaterais indesejáveis da substância, o fato de a fórmula poder ser adquirida sem receita tem potencializado o boom do medicamento. Números do Mapa da Obesidade, elaborado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), indicam um aumento de 72% dos casos nos últimos 13 anos no Brasil, o que contribui para que cada vez mais pessoas interessadas em emagrecer apostem em receitas e remédios sem acompanhamento médico e nutricional.