Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

27 de março: em 1973, Marlon Brando recusa receber o Oscar

Por Enio Lins 27/03/2023 08h08
27 de março: em 1973, Marlon Brando recusa receber o Oscar

27 de março de 1973 – Marlon Brando recusa o Oscar de Melhor Ator por seu desempenho como Vito Corleone em “O poderoso chefão” e envia a atriz Sacheen Littlefeather (Marie Louise Cruz), em seu lugar, para ler um pronunciamento em defesa dos nativos americanos e reivindicar melhores papéis para índios de verdade nos filmes de Hollywood.

A organização da cerimônia cedeu apenas 47 segundos para a moça falar, ela se pronunciou em 60”, mas a carta foi distribuída no local na mesma noite, e nos dias seguintes estava na mídia. A atriz sofreu hostilidades por atores e atrizes presentes à festa, e anos depois a organização do Oscar lhe pediu desculpas.

“Quando depuseram as armas, nós os matamos. Nós mentimos para eles. Nós os roubamos de suas terras. Nós os forçamos a assinar acordos fraudulentos que chamamos de tratados que nunca cumprimos. Nós os transformamos em mendigos em um continente que deu vida por tanto tempo quanto a vida pode se lembrar” – dizia um dos trechos da carta de Marlon Brando.