28 de março: em 1871, é proclamada a Comuna de Paris
28 de março de 1871 – Proclamada oficialmente a Comuna de Paris, depois de realizada a primeira eleição, no mundo, com o voto universal.
O poder havia sido conquistado na grande revolta de 18 de março, mas as forças revolucionárias organizaram a eleição direta dos representantes populares antes de oficializarem-se como governo.
Até a Comuna de Paris o voto era seletivo e excludente, mesmo entre a classe dominante. Mulheres, até então, nunca haviam votado, e para os homens, só quem tinha determinada quantidade de bens podia votar. Na comuna parisiense todo mundo votou, elegendo representantes por área geográfica, no dia 26 de março, com posse dois dias depois.
Mas a experiência revolucionária de “tomar o céu de assalto” não duraria muito. Com o apoio das demais cortes europeias, as nobrezas francesa e prussiana, que estavam em guerra, interromperam o combate e unificaram suas tropas contra a Comuna, cercando e bombardeando Paris, que resistiu até o dia 28 de maio.
No lado da Comuna, foram registrados os “óbitos oficiais”, muitos por fuzilamento posterior, e essa conta indica 6.667 pessoas mortas e enterradas, mas as estimativas históricas variam entre 10 mil e 20 mil mortes. No lado vitorioso, foram anotados 877 mortos, 6.454 feridos e 183 desaparecimentos.
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió


