Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

28 de março: em 1871, é proclamada a Comuna de Paris

Por Enio Lins 28/03/2023 08h08
28 de março: em 1871, é proclamada a Comuna de Paris

28 de março de 1871 – Proclamada oficialmente a Comuna de Paris, depois de realizada a primeira eleição, no mundo, com o voto universal.

O poder havia sido conquistado na grande revolta de 18 de março, mas as forças revolucionárias organizaram a eleição direta dos representantes populares antes de oficializarem-se como governo.

Até a Comuna de Paris o voto era seletivo e excludente, mesmo entre a classe dominante. Mulheres, até então, nunca haviam votado, e para os homens, só quem tinha determinada quantidade de bens podia votar. Na comuna parisiense todo mundo votou, elegendo representantes por área geográfica, no dia 26 de março, com posse dois dias depois.

Mas a experiência revolucionária de “tomar o céu de assalto” não duraria muito. Com o apoio das demais cortes europeias, as nobrezas francesa e prussiana, que estavam em guerra, interromperam o combate e unificaram suas tropas contra a Comuna, cercando e bombardeando Paris, que resistiu até o dia 28 de maio.

No lado da Comuna, foram registrados os “óbitos oficiais”, muitos por fuzilamento posterior, e essa conta indica 6.667 pessoas mortas e enterradas, mas as estimativas históricas variam entre 10 mil e 20 mil mortes. No lado vitorioso, foram anotados 877 mortos, 6.454 feridos e 183 desaparecimentos.