Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

30 de março: em 1559 corsários ingleses saqueiam o Recife

Por Enio Lins 30/03/2023 08h08
30 de março: em 1559 corsários ingleses saqueiam o Recife

30 de março de 1559 – Corsários ingleses dominam o porto do Recife e saqueiam a cidade, como retaliação aos espanhóis. Como se sabe, era o tempo da “União Ibérica” e o reino da Espanha havia usurpado a coroa portuguesa, transformando as possessões lusitanas em alvos fáceis dos inimigos do governo espanhol.

Numa infeliz coincidência, os inimigos da Espanha eram parceiros históricos de Portugal e conheciam as colônias portuguesas, sabendo onde “estava o ouro”. No caso brasileiro, o objeto do desejo era o açúcar, também interessando as madeiras de lei.

Como parte desse conflito entre Inglaterra e Espanha, o corsário inglês James Lancaster atacou o porto do Recife com uma esquadra de 35 navios, contando com 400 soldados/piratas bem treinados e enfrentaram 350 milicianos e mais alguns índios. Das forças de defesa do Recife, derrotadas no primeiro dia de combate, morreram 120 homens.

A ocupação durou um mês e todos os locais que armazenavam mercadoria foram saqueados, num butim considerado pelos corsários o mais farto daqueles tempos em todo Atlântico.