30 de março: em 1559 corsários ingleses saqueiam o Recife
30 de março de 1559 – Corsários ingleses dominam o porto do Recife e saqueiam a cidade, como retaliação aos espanhóis. Como se sabe, era o tempo da “União Ibérica” e o reino da Espanha havia usurpado a coroa portuguesa, transformando as possessões lusitanas em alvos fáceis dos inimigos do governo espanhol.
Numa infeliz coincidência, os inimigos da Espanha eram parceiros históricos de Portugal e conheciam as colônias portuguesas, sabendo onde “estava o ouro”. No caso brasileiro, o objeto do desejo era o açúcar, também interessando as madeiras de lei.
Como parte desse conflito entre Inglaterra e Espanha, o corsário inglês James Lancaster atacou o porto do Recife com uma esquadra de 35 navios, contando com 400 soldados/piratas bem treinados e enfrentaram 350 milicianos e mais alguns índios. Das forças de defesa do Recife, derrotadas no primeiro dia de combate, morreram 120 homens.
A ocupação durou um mês e todos os locais que armazenavam mercadoria foram saqueados, num butim considerado pelos corsários o mais farto daqueles tempos em todo Atlântico.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



