11 de abril: em 1900, morre o líder espírita Bezerra de Menezes
11 de abril de 1900 – Morre (desencarna, no jargão espírita) Bezerra de Menezes, médico, escritor, político e o maior expoente do Espiritismo no Brasil.
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no interior do Ceará, em 1831, filho de uma família de ciganos ricos, de origens mescladas com cristãos-novos (judeus convertidos) vindos da cidade do Porto, em Portugal. Foi também militar, jornalista, escritor, empresário, filantropo e filósofo, destacando-se ainda como abolicionista e defensor de causas progressistas. Pelo conjunto de sua obra foi duramente combatido pelas forças conservadoras de seu tempo.
Já era conhecido, e muito popular, no Rio de Janeiro, por sua solidariedade com a população menos favorecida – era o “Médico dos Pobres”. Quando anunciou sua conversão ao Espiritismo, Bezerra de Menezes fez uma palestra para explicar a doutrina a qual decidira se filiar e, segundo seus biógrafos, reuniu uma multidão estimada entre mil e 1.500 pessoas para apenas ouvir suas razões na opção religiosa.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



