19 de abril: em 1506, judeus são massacrados em Lisboa
19 de abril de 1506 – Massacre dos judeus de Lisboa, resultando em mais de quatro mil assassinatos, segundo Garcia de Resende (intelectual, poeta e cronista da época)
Com sua população muito ampliada em Portugal depois da expulsão em massa sofrida na Espanha em 1492, a comunidade judaica passou a ser mais discriminada em Lisboa. Sempre acusados de Deicídio, os judeus sofriam retaliações pela capacidade de sobreviver relativamente bem em suas comunidades fechadas (se ajudavam mutuamente) e pelo tradicional alto desempenho nos negócios.
O massacre de 1506 teve início quando um cristão-novo (judeu convertido ao cristianismo) tentou explicar que uma suposta projeção do rosto de Jesus era, na verdade, um reflexo da luz no ambiente. Foi morto à pancada dentro da igreja do Convento de São Domingos, onde tinha ido assistir à missa. Registrou-se que frades dominicanos incitaram mais a multidão, que entrou em fúria, perseguindo e matando os “hereges”, num caos que durou três dias, até a intervenção das tropas do rei Dom Manuel, que conseguiram conter os ensandecidos depois de 72 horas de morticínio.
últimas
-
Veículo destruído
Após matar a ex-namorada, PM se envolve em acidente de carro durante fuga
-
PC investiga
Dupla é presa suspeita de participação no sequestro e morte de casal em Maceió
-
Segurança viária
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
-
PARANÁ PESQUISA
Eleições: JHC sobe na liderança pelo governo de AL, mas disputa é acirrada
-
Destino em alta
Maceió é o 2º destino mais buscado pelos brasileiros para o verão, aponta pesquisa



