É SOBRE ISSO

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

A diferença entre arrumar e organizar

Por Redação com assessoria 21/07/2023 12h12
A diferença entre arrumar e organizar

Muitas pessoas que se consideram organizadas têm apenas um sistema para manter seus itens arrumados. Isso porque arrumar é ter tudo no lugar, mas sem seguir uma lógica, técnica ou fundamento. É dispor sem critério, arranjar, colocar seguindo certa ordem visual. Por isso, é fácil desarrumar, já que a disposição é aleatória. Além disso, a grande maioria das pessoas tende a ser acumuladora. Se há espaço, acha que deve ser preenchido, sem refletir na real necessidade.


Uma das características da arrumação é não achar determinado item quando necessário, uma vez que não havia sentido em guardá-lo em certo local. Isso é comum com a chave reserva do veículo ou algum documento, por exemplo.

De acordo com a especialista em organização, Cristiane Dalla, organizar é dispor de determinada ordem visual e estrutura. “Não é ao acaso, segue uma lógica na disposição para que funcione com certa finalidade. Organizar é ter ‘tudo’ em um local definido, fazendo sentido estar ali e facilitando até a manutenção. Para que a organização funcione é necessário certo planejamento por meio de técnicas e metodologias para que a bagunça não se instale, pensando na funcionalidade e praticidade”, explica a personal organizer.

Cristiane Dalla, especialista em organização

Além do paradigma de achar que arrumar e organizar são sinônimos, outro que precisa ser quebrado é o de achar que a organização é “temporária”. “É justamente o contrário. Uma vez realizada a organização, é só manter cada item em seu lugar certo que ele será sempre encontrado. O que sai do lugar deve voltar depois de usado e quando novos itens forem adquiridos a regra é seguir o mesmo critério: o que for da mesma categoria deve ficar junto. O importante na organização é: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”, esclarece a especialista.

Seguindo isso, Cristiane diz que o ambiente desorganizado pode se reorganizar novamente depois de um tempo.

Arrumada ou organizada, como você se define? Caso se enquadre como “organizada”, parabéns! Porém, se for “arrumada”, saiba que uma Personal Organizer é a profissional capaz de planejar estrategicamente a melhoria personalizada dos ambientes; levando em conta as necessidades e os hábitos de quem utiliza o local, além de criar um “sistema” que mantém a organização.