Rotas do Mundo

Uma ponte entre Alagoas e os Emirados Árabes

Por Nana Rodas* 27/08/2023 08h08
Uma ponte entre Alagoas e os Emirados Árabes

A convite dos diretores do jornal Correio Alagoano e do site Em Tempo Notícias, tenho a honra de me apresentar aos estimados leitores como correspondente especializada em turismo internacional.

Nana Rodas

Diretamente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde resido há 15 anos e atuo na área de turismo, compartilharei informações, curiosidades e preciosas sugestões sobre destinos internacionais, com enfoque nas maravilhas de Dubai, Abu Dhabi e outros cenários turísticos de requinte, que certamente irão te inspirar nas próximas viagens.

Os Emirados Árabes Unidos, jovem país criado em 1971 com população estimada em 10 milhões de habitantes entrou para a lista de destinos favoritos do brasileiro que sonha em conhecer a imponência da capital, Abu Dhabi, e a “menina dos olhos” do país, a cidade de Dubai.

Com o aparente desafio imposto pela distância e complexidade do destino, estou aqui com o intuito de simplificar essa percepção e apresentá-los em detalhes a nação que emergiu das areias do deserto para se tornar um centro global de comércio, turismo e inovação.

Os EAU possuem uma das economias mais diversificadas do Oriente Médio, mérito em grande parte atribuído ao visionário Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan (primeiro presidente dos Emirados e reverenciado como o “Pai da nação”). Inicialmente impulsionada pelo petróleo, o país canalizou estrategicamente investimentos em setores como turismo, aviação, finanças, tecnologia e infraestrutura.
Dubai e Abu Dhabi, os emirados mais proeminentes, desempenharam um papel vital nessa transformação, construindo arranha-céus icônicos, centros de negócios de renome e ilhas artificiais impressionantes.

Apesar de sua modernidade se destacar pelo mundo, os EAU possuem vasta história, poucos estão cientes de que muito antes de assumirem tal designação, a região era rota comercial que interligava cidades do Oriente Médio. Os cidadãos locais, os Emiratis, exibem com orgulho essa herança, mantendo vivas suas tradições e valores culturais.
A religião islâmica faz parte integral da vida cotidiana, influenciando as vestimentas, a arquitetura e os hábitos alimentares. Os souks (mercados tradicionais) são populares, conferindo aos visitantes o vislumbre da autêntica cultura árabe.

A simbiose da modernidade e autenticidade faz desse país um destino único que merece sua visita.

Com uma oferta hoteleira multifacetada, culinária diversificada, alternativas de refeições rápidas e um leque de atracões que atende a todas as preferencias e orçamentos, a jornada pelos EAU materializa-se mais acessível do que aparenta. Todavia, é aconselhado fazer pesquisas prévias, buscar assessoria de profissionais habilitados e aderir as diretrizes de guias licenciados (sim, acentuo a palavra “licenciados” propositadamente, visto que a nação confere apreço a esta profissão e somos treinados rigorosamente) a fim de orientar as decisões mais sensatas, alinhadas ao orçamento dos clientes com o objetivo de uma vivência memorável.
Além desse rápido panorama da infraestrutura do país, vale salientar a importância dele como “Hub” de passageiros e carga. Conectados por meio de rotas aéreas de alta qualidade, as opções saindo do Brasil para os EAU incluem voos diretos (com duração aproximada de 14 horas) ou com escalas estratégicas em centros importantes como Londres, Frankfurt, Istambul. Essa diversidade de alternativas permite aos viajantes um leque de escolhas para adequar suas preferências e necessidades de itinerário, encurtando as distâncias e viabilizando a visita a essa terra fascinante.

No próximo artigo, abordaremos o tema: Dubai e suas raízes culturais.

*Turismóloga / Pós-graduada em Gestão empresarial/Guia de turismo licenciada em Dubai e Abu Dhabi – EAU

Instagram: nanarodas_guiadeturismo