TÁ NA BULA

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Falta de roupa íntima na academia pode causar infecções

Na hora do treino é fundamental usar uma calcinha que tenha um tecido confortável e que não abafe a região

Por Renata Marques 21/10/2023 13h01 - Atualizado em 21/10/2023 17h05
Falta de roupa íntima na academia pode causar infecções

A higiene íntima feminina é fundamental, principalmente na hora dos treinos. Com o número de pessoas em busca do corpo perfeito aumentando próximo ao Verão, a moda e tendências para exercícios físicos também crescem, mas a falta de informação pode trazer riscos para a saúde.

Segundo a médica ginecologista, Thayse Ferro, a falta de calcinha na hora do treino pode causar vulvovaginite, uma inflamação na vulva e na vagina. “O suor na área genital em contato com tecidos que não são adequados, de leggings e shorts de ginastica, ou até mesmo a própria sujeira da academia, favorece a proliferação de fungos e bactérias”, explica a especialista.

Porém, o uso da roupa intima inadequada pode também desfavorecer a saúde feminina. "O ideal é calcinha sem costura ou fio dental, com tecidos adequados para não absorver o suor. Hoje em dia a indústria têxtil tem uma gama de tecidos apropriados para a prática de exercício. Eles ajudam que área genital tenha respiração e uma troca de oxigênio, o que evita acúmulo de suor”, continua a ginecologista.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de higiene íntima pode levar a infecções urinárias, infecções fúngicas, inflamações e outros problemas de saúde.

“O uso da roupa intima adequada e a higiene intima podem ajudar a ter um treino seguro e confortável”, concluiu Thayse Ferro, médica ginecologista.