Cultura

Projeto do Sesc leva oficina de grafite para a comunidade do Jacintinho

Iniciativa é realizada por meio do Projeto Diálogos em Artes Visuais

Por Redação com Assessoria 24/08/2022 22h10
Projeto do Sesc leva oficina de grafite para a comunidade do Jacintinho


“Na Periferia Tem Arte”. É essa frase de reconhecimento que dá nome à oficina de grafite realizada esta semana pelo Sesc Alagoas. A iniciativa é focada na educação artística e acontece até a sexta-feira (26), na base do Centro de Estudos e Pesquisas Afro-Alagoano (CEPA Quilombo), localizada no Jacintinho. A atividade é o resultado de uma parceria do Sesc com o CEPA Quilombo e o Museu Cultura Periférica, e é ministrada pelo arquiteto e grafiteiro Lucas Rafael (Inxame).

“Comecei a me interessar pelo grafite em 2016, num evento que teve no Sesc Poço, o Abril Pró Hip Hop. Teve uma oficina de grafite lá e foi o meu primeiro contato com a lata de spray. A partir daí fui produzindo, tentando conhecer o pessoal que grafitava, entrando em contato com artistas de outros estados... e hoje estamos aqui, incentivando que mais pessoas desenvolvam o trabalho artístico”, relatou.

Participante da oficina, o estudante Ronald Soares viu na iniciativa a possibilidade de aprender sobre grafite com um artista que admira. “Sempre desenhei nas paredes do meu quarto, mas nunca com spray, só com lápis. Esta é a segunda oportunidade que tenho de grafitar e estou evoluindo. Aqui a gente aprende várias técnicas. O resultado tá ficando bom”, contou.

O resultado que Ronald fala são as paredes coloridas que agora decoram o espaço ocupado pelo CEPA Quilombo. “Esse sonho da grafitagem aqui é o sonho de uma vida inteira”, disse uma das coordenadoras do local e professora de capoeira e dança, Sirlene Gomes. “Na Periferia Tem Arte” é realizada por meio do Projeto Diálogos em Artes Visuais do Sesc, que visa contribuir para a democratização do acesso à produção no campo das artes visuais em Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu