Cultura
Unindo arte e educação, Diteal recebe mais de 14 mil alunos em 2022
Fruto da parceria com a rede pública de ensino, alunos de diversas idades puderam fazer visitas guiadas, assistir espetáculos e apreciar exposições
Projeto Escola recebeu estudantes de diversas cidades alagoanas
Arte e educação caminham lado a lado no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Em 2022, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), por meio do Projeto Escola, garantiu a entrada gratuita de 14.492 mil alunos da rede pública e de pessoas atendidas por projetos sociais em espetáculos, visitas guiadas e exposições. A iniciativa visa democratizar e formar uma nova geração de plateia.
“Fico duplamente feliz, porque vejo crianças e adolescentes encantados com a arte e interessados em aprender sobre cultura. Apesar dos mais de 30 anos de experiência em sala de aula e dos oito anos como diretora-presidente da Diteal, ainda consigo ficar sem palavras com a força da arte na vida das pessoas. É mais do que um dever cumprido, é uma realização de vida”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.
O projeto recebeu estudantes de diversas cidades alagoanas. Muitos alunos puderam visitar o centenário Teatro Deodoro, o Foyer, o Café da Linda, o Salão Nobre e o Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Nas visitas guiadas, eles aprenderam sobre a história e algumas curiosidades dos equipamentos.
Ao longo do ano, eles também tiveram acesso a 13 exposições na Galeria de Artes, assim como aos espetáculos promovidos pela Diteal: a Semana Alagoana do Teatro, o Quinta no Arena, o Teatro Deodoro é o Maior Barato, o Aniversário de 50 anos do Teatro de Arena e as comemorações dos 112 anos de fundação do Teatro Deodoro. Os estudantes prestigiaram - de forma gratuita - diversas apresentações de música, teatro e dança.
Um dos destaques foi a sexta edição do Quartas Eruditas, concerto-didático realizado para alunos de escolas públicas sempre na última quarta-feira do mês, na Sala de Música. O projeto, que faz parte de uma parceria da Diteal com o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), já reuniu mais de 12 mil estudantes da rede pública desde 2016.
Para o gerente artístico-cultural da Diteal, Alexandre Holanda, o ano de 2022 representa a retomada do pós-pandemia no circuito cultural e é muito gratificante encontrar esses números tão significativos, resultado do comprometimento do trabalho de uma instituição e de todo seu quadro funcional.
“Esse resultado é motivo de orgulho e a certeza de missão cumprida. Os números destacam a importância do que foi proposto e realizado ao longo do ano: o trabalho de formação de novas plateias para a produção artística local, como também de ações formativas voltadas para o aprendizado e conhecimento da fazer artístico. A junção de tudo isso, inevitavelmente, trará consequências para nosso avanço social, intelectual e pessoal, possibilitando o crescimento do potencial de conhecimento e senso crítico de toda uma sociedade. Agradecemos a toda equipe e a todos os envolvidos direta ou indiretamente. Que possamos dar continuidade a esse trabalho”.
Os números mostram o trabalho intenso para sempre alcançar um público cada vez mais diversificado e, também, estreitar os laços com a rede pública de ensino. As unidades educacionais e associações que desejarem fazer o agendamento para visitas devem enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98884-6885.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Mercado de Trabalho
Maceió vai selecionar 200 orientadores de tráfego; veja requisitos
-
Tragédia na Serra da Barriga, em Alagoas
Viúva de motorista fala sobre condições do ônibus que despencou e deixou 18 mortos
-
Primeiro dia
Circuito Penedo de Cinema tem mostra científica e homenagens à Argentina
-
Economia
Dinheiro extra? Veja o que especialistas recomendam fazer com o dinheiro do 13º
-
ACIDENTE
IML de Maceió divulga nome das vítimas fatais do acidente da Serra da Barriga