Cultura

SHOW

Hoje é dia de Hip Hop retorna e é atração no anexo ao Deodoro nesta sexta (31)

Evento que reúne a cultura feita nas comunidades retorna ao calendário de atividades da Diteal

Por Redação 31/03/2023 10h10
Hoje é dia de Hip Hop retorna e é atração no anexo ao Deodoro nesta sexta (31)

Depois do Ballet a Serviço da Educação, Quarta Eruditas e Jazz Panorama ao Vivo, entra em cena mais um projeto parceiro da Diretoria de Teatros do Estado do Alagoas (Diteal). É o Hoje é Dia de Hip Hop, evento realizado sempre na última sexta-feira de cada mês. A edição de retorno será nesta sexta (31), a partir das 14h, no pátio em frente ao Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, com entrada na faixa, não paga nada!

O evento, promovido em parceria com o coletivo Nois q Faiz, um dos maiores fomentadores da cultura Hip Hop da capital alagoana, traz a cultura, que faz arte no ônibus, na rua, nas praças e na periferia, para dentro do Complexo Cultural Teatro Deodoro há mais de três anos, reafirmando o compromisso de democratização e acesso ao espaço.

“O Hoje é dia de Hip Hop já é um evento mais que consolidado em nossa grade de atividades. É e sempre será um compromisso desta casa trazer a cultura da comunidade para dentro dos nossos espaços, que também é deles, porque essa cultura salva muitos jovens e esse é o maior pagamento que uma gestão compromissada com a cidadania e apaixonada por arte pode ter”, destaca Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.

O Coletivo Nois q Faiz já é um importante parceiro da Diteal, tendo realizado diversas ações ao longo desta parceria. Uma delas é a Mostra Alagoana da Cultura Hip Hop, ação que acontece dentro das comemorações de aniversário do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, inclusive com edições durante o período de pandemia, tendo o Fernando Rosendo “Nando”, ou ‘MC Tribo’, vocalista da banda Favela Soul, como um dos responsáveis.

“O sentimento é de muita felicidade em estar de volta com as atividades do Hoje é dia de Hip Hop no calendário de atividades da Diteal, o que podemos considerar como uma grande conquista para o movimento local da cultura Hip Hop”, comemora Nando.

“Já são três anos de encontros mensais onde todos podem vivenciar o Hip Hop da melhor forma, desde os jovens artistas que aproveitam o espaço para se apresentar, participando das batalhas de rimas e batalhas de Break, até o público que tem a oportunidade de conviver e conhecer mais desse movimento que só cresce em todo o país, então para nós o sentimento é de muita alegria e estamos ansiosos por nossos encontros”, completa Nando.

O evento é bastante diverso, já que a programação inclui uma apresentação de artistas da cena Hip Hop local e de outras partes do estado, palco aberto para qualquer pessoa que esteja presente e queira mostrar sua arte, como música, rima, poesia, e as tão famosas batalhas, de Break Dance e a Batalha Marginal, concurso de rimas no estilo livre, essa segunda funcionando como seletiva para participação em etapas nacionais do segmento.

Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal, enaltece o retorno do Hoje é dia de Hip Hop e conta que essa retomada do projeto mostra a força de um trabalho de importância inquestionável no cenário local, além de mostrar o quanto um espaço público tem que entender a dimensão do se fazer ocupar por todas as “tribos”.

“Agregar, construir e fortalecer. Mostrar a força das parcerias e o poder em se permitir e compreender o abraço à comunidade de maneira democrática e estar à disposição dos fazedores de arte local, nas suas mais diversas manifestações é o compromisso de qualquer gestor, além de estar atento à cidade como um todo, ao seu som, sua dança, seu corpo”, reforça Holanda.

Serviço:

O que: Evento Hoje é dia de Hip Hop

Quando: Nesta sexta-feira, 31, às 14h

Onde: Pátio em frente ao Teatro de Arena, anexo ao Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Entrada gratuita

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu