Cultura
Santanense lança seu primeiro livro na 10ª Bienal de Alagoas
“O olhar que me comove”, de Sílvio Melo, traz 42 crônicas de situações vivenciadas e outras ficcionais
No livro “O olhar que me comove”, o santanense Sílvio Nascimento Melo prova que todo escritor é um bom observador. Em 42 crônicas, a percepção sobre o outro é sentida a cada palavra em que descreve, sensível e harmoniosamente, situações vivenciadas e outras fictícias registradas pelo autor. Logo na capa, o leitor se depara com o olhar atento de Henrique, 7 anos, neto do autor, que observa uma lagarta se transformar em borboleta.
“Já há algum tempo gosto de escrever e, eventualmente, deixar registrado pensamentos, o que percebo e o que imagino. O estímulo de amigos me fez ver essa possibilidade de compartilhar os meus escritos. Alguns dos textos são novos; já outros já foram escritos há cinco anos. O incentivo dos amigos e familiares me fez tirar as crônicas da mente e fazê-las ganhar forma em um livro impresso", disse Sílvio Melo, que, pela primeira vez, participa da Bienal do Livro de Alagoas.
Capa do livro com o olhar atento de Henrique, 7 anos, neto do autor, que observa uma lagarta se transformar em borboleta
Publicado pela SWA Instituto Editora, o livro tem 184 páginas e será comercializado durante a bienal. “Essa é a primeira vez que participo de uma bienal como autor. É um momento de encontrar amigos que também estão trabalhando, desenvolvendo, e escrevendo contos, crônicas e poesias na minha terra. Essa bienal é de retomada depois da pandemia, e vem muito diversificada para atender diversos públicos. Espero que seja um sucesso, um encontro literário que está cada vez maior e mais grandioso”, destacou Sílvio Melo.
Ainda segundo o escritor, muitas das crônicas são autobiográficas, “porque, às vezes participo delas ao lado de amigos com relatos afetivos; outras são ficcionais. Com isso, fui juntando os escritos e os amigos começaram a me cobrar toda vez que eu publicava algo em um site ou blog. São mais de 40 crônicas e espero que o leitor se sinta bem, que se encontre na leitura, que acompanhe como se fosse parte da crônica”, destacou Sílvio Melo.
BIENAL – O maior evento cultural e literário do estado, a 0ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas será realizada de 11 a 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.
Dentro da programação do evento, o livro “O olhar que me comove” será lançado no próximo dia 17 (quinta-feira, das 20h às 22h, no estande 4 da SWA Instituto Editora. O espaço fica localizado próximo à entrada principal (ao lado do estande da EDUFAL) e em frente à Praça de Convivência.
O patrono da Bienal este ano é o cineasta alagoano Cacá Diegues. Membro da Academia Brasileira de Letras, Diegues dirigiu obras como "Xica da Silva" e "Quando o Carnaval Chegar". Este ano a Bienal vai homenagear o alagoano Jorge de Lima, que completaria 130 anos em 2023.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
TRAGÉDIA
MP cobra informações sobre ônibus envolvido no capotamento em União
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas