Cultura
Banco do Nordeste exalta cultura musical do Nordeste
Lista de reprodução gratuita destaca artistas alagoanos e fortalece cadeia produtiva cultural na região.
A música nordestina, tão rica em história e diversidade, ganha destaque com uma iniciativa pioneira do Banco do Nordeste. O projeto "Banco do Nordeste Cultural" visa não só propagar a música da região, mas também fortalecer toda a cadeia produtiva do setor.
Especialistas de renome foram convocados para construir listas de reprodução representativas de cada estado nordestino, de Minas Gerais e do Espírito Santo. O resultado? Mais de 100 horas de música de qualidade, disponível gratuitamente nos aplicativos Deezer, Spotify e YouTube.
"A proposta do 'Ecossistema Musical' é fortalecer o cenário musical dos 11 estados sob a área de atuação do Banco do Nordeste. Queremos conectar as diferentes cenas musicais e estimular a criação de redes colaborativas", explica Juliana Coelho, coordenadora do projeto.
A iniciativa ganha ainda mais relevância ao destacar a música produzida em Alagoas. "Falar da música alagoana é reconhecer um cenário cultural rico e uma cena musical diversa", afirma a carta de apresentação assinada pelos curadores Lili Buarque e Nando Magalhães. Com 97 canções cuidadosamente selecionadas, a lista alagoana oferece aproximadamente seis horas de músicas de artistas locais.
Lili Buarque, reconhecida musicista e produtora cultural, e Nando Magalhães, pesquisador de políticas culturais e produtor musical, lideram a curadoria alagoana, trazendo suas vastas experiências para enriquecer a seleção.
O Banco do Nordeste Cultural não se limita apenas à música. É parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer as cadeias produtivas da cultura na região. Com ações integradas, o projeto visa ampliar o acesso à cultura em estados que não possuem equipamentos culturais da instituição, promovendo assim um impacto positivo e duradouro.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas
-
Tribunal de Justiça vai leiloar veículos e imóveis; saiba data e como participar