Cultura

CineMarias

Aberta Inscrição para Vitrine da Diversidade no Audiovisual Brasileiro

Mostra celebra curtas de diretoras cis, trans e não-binárias com premiações e debates.

Por Redação com Agência Brasil 30/05/2024 14h02 - Atualizado em 30/05/2024 15h03
Aberta Inscrição para Vitrine da Diversidade no Audiovisual Brasileiro
Foto: Thais Gobbo/ diulgação

A 3ª Mostra Nacional CineMarias está com inscrições abertas até 13 de junho para curtas-metragens dirigidos por mulheres cis, mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias de todo o Brasil. Os filmes, com duração máxima de 25 minutos e produzidos entre janeiro de 2021 e 1º de maio de 2024, podem concorrer nas categorias de ficção, documentário e animação, exceto fashion movies e séries.

O evento, gratuito, ocorrerá entre 19 e 21 de setembro no Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Serão duas mostras competitivas – uma capixaba e outra nacional – com premiações de R$ 2 mil para os melhores filmes de cada categoria, além de troféus para melhor filme e melhor direção, escolhidos por um júri técnico.

A diretora de programação, Luana Laux, explicou que o nome da mostra foi inspirado na Lei Maria da Penha. "Dentro das ações educativas da mostra, oficinas, painéis, a gente sempre trabalha como está o combate à violência contra a mulher. A mostra nasceu também para fortalecer a representação dessas identidades femininas não-binárias no audiovisual e na cultura, entendendo o audiovisual como espaço de poder."

Este ano, a temática "Poéticas do fim do mundo" será debatida, abordando novas formas de comunicação e representação que discutam direitos humanos, equidade de gênero e raça, e saúde pública. Ativistas serão convidadas para debater com o público questões importantes, incluindo a segurança das mulheres que trabalham com direitos humanos no Brasil.

A programação do evento inclui mais de 30 horas de atividades, como workshops, masterclasses, bate-papos, painéis e shows musicais com atrações locais e nacionais. A programação completa será divulgada um mês antes do evento no site cinemarias e no Instagram @cinemarias.

Apesar de iniciativas como a Mostra CineMarias, a presença de lideranças femininas no audiovisual brasileiro ainda é reduzida. Um estudo da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC, de 2019, revelou que apenas 19% dos filmes brasileiros lançados comercialmente foram dirigidos por mulheres, sem nenhuma mulher negra entre elas.

Outro estudo, realizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), revelou que, em 2022, nenhuma mulher dirigiu os filmes de grande público lançados no Brasil, embora dois dos dez filmes lançados tenham sido dirigidos por homens negros.

A Mostra CineMarias representa um passo importante para aumentar a visibilidade e a representatividade das mulheres no audiovisual, proporcionando uma plataforma para que suas vozes e histórias sejam ouvidas e celebradas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu