Cultura
Concerto Sinfônico Popular marca aniversário de 173 anos da Banda da Polícia Militar de Alagoas
Evento gratuito conta com repertório eclético na próxima quarta-feira (26), às, 19h, no Teatro Deodoro.
O palco do Teatro Deodoro, no centro de Maceió, vai se transformar em cenário de festa na próxima quarta-feira (26), às 19h. O Centro Musical da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) preparou um Concerto Sinfônico Popular para celebrar 173 anos da Banda, que desde 2012 é Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial do Estado. O evento é aberto e gratuito aos militares e ao público civil.
“Preparamos um repertório eclético executado por nossos homens e mulheres músicos de nossa PMAL. Em nome da Instituição e do Centro Musical, convidamos todos para prestigiar nossa apresentação. A presença de cada militar e de cada civil em nosso concerto será um verdadeiro presente, e de um valor imensurável”, convocou o capitão Nilton Melo, coordenador da 1ª coordenadoria da Banda, em Maceió.
“Nossa Banda de Música completa 173 anos de criação e, certamente, é motivo de muito orgulho para cultura musical no nosso estado e, em especial, para nossa PM. Mais do que uma tradição, são 173 anos representando nossa Corporação nos mais diversos eventos e desenvolvendo uma relação de aproximação entre a PMAL e a população”, completa o capitão Nilton, que há mais de 33 anos serve ao CM. “Vivenciar este momento é uma grande satisfação e motivo de incalculável orgulho e realização profissional”, finalizou o oficial.
HISTÓRICO DA BANDA DE MÚSICA
Dentro da Corporação, a Banda possui papel fundamental. Cabe aos músicos a execução musical em formaturas e solenidades. É a música que marca cada momento e confere a cadência da marcha e a uniformidade da tropa. Além do caráter marcial, em Alagoas, o Centro Musical também realiza performances voltadas ao entretenimento da população tanto na capital quanto no interior por meio da Seção de Música do Centro Musical/Interior, sediada no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Arapiraca.
A Banda como hoje é conhecida, data do século 19. Foi criada em 1851 por meio da Lei n.º 145 de 2 de junho, no organograma da então Milícia Provincial. A música miliciana esteve presente em episódios como a recepção ao Imperador Dom Pedro 2º em sua visita a Penedo em 1859. Em 1865, a Banda desfilou pelas ruas de Maceió prestando homenagem aos Voluntários da Pátria que embarcaram com destino à Guerra do Paraguai. O ano de 1936 foi marcante pelo nascimento do Bloco Vulcão, que em 2024 completou 88 edições do bloco mais seguro das prévias carnavalescas de Maceió.
O ano de 1999 marcou o início dos concertos populares intitulados “Vem Ver a Banda Tocar”: o programa leva apresentações musicais que acontecem aos domingos no Espaço Gerusa Malta, na Praia de Ponta Verde e atrai grande público a cada edição.
Em 2012, no dia 29 de maio, a Banda se tornou Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial de Alagoas por força da Lei nº 7.355. Atualmente, o CM tem como regente o tenente-coronel Carlos Feitosa. Desde setembro de 2023, com o Decreto de Ordenamento Básico da Corporação, a Banda passou a integrar a Diretoria de Comunicação Social (DCS), tornando-se a DCS/CM.
SERVIÇO:
Data: 26 de junho de 2019 (quarta-feira), às 19h
Evento: Concerto Sinfônico Popular de 173 anos da Banda PM-AL
Local: Teatro Deodoro, Centro, Maceió.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Número de mortos na tragédia da Serra da Barriga sobe para 18 após morte de criança de 4 anos
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B