Cultura

Partilha de Memórias

Selo Sesc apresenta o primeiro álbum visual das Pastoras do Rosário

Da Nebulosa ao Brilho, disco de estreia do grupo formado por oito mulheres oriundas da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França.

Por Redação com Assessoria 19/07/2024 13h01
Selo Sesc apresenta o primeiro álbum visual das Pastoras do Rosário
Foto: Sesc

Após lançar o álbum Da Nebulosa ao Brilho, as Pastoras do Rosário, grupo formado em sua maioria por mulheres sexagenárias na Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, apresenta o seu registro audiovisual.

Idealizado para comemorar o disco de estreia, o álbum visual conta com parte do repertório do disco, entre imagens criadas a partir da partilha de memórias das artistas e temas cantados na íntegra. São 18 minutos de material, dirigidas pela diretora premiada pelo WME em 2018/2021 e no Music Video Festival Awards em 2020, Joyce Prado. As gravações aconteceram em São Paulo, no mês de outubro de 2023. O audiovisual estará disponível a partir do dia 31 de julho, às 20h30, no canal do Selo Sesc no YouTube e no Sesc Digital

“O processo de criação do Da Nebulosa ao Brilho foi muito emocionante. As Pastoras partilharam memórias muito preciosas que foram as sementes da construção do roteiro. A experiência de vida de cada uma delas é retratada no visual do álbum buscando traduzir os prazeres e as dores que as atravessam revelando, ao longo dos anos, o desafio constante do amadurecer”, afirma Joyce Prado.

O equilíbrio e a unidade entre tantas referências distintas vêm da parceria com Joyce, mas, no fim das contas, quem dá liga ao repertório são as próprias cantoras. Carla Lopes, Dona Margarida, Lara de Jesus, Majestade Sol, Marlei Madalena, Rainha Neuza, Sandrinha do Rosário e Wilma Ayó, as Pastoras do Rosário, dançam no tempo e no espaço, conectando passado, presente e futuro.

“Esse trabalho da Joyce Prado nos leva de forma natural, a perceber o caminho que se é traçado para ter leveza, para o encontro da beleza de uma mulher idosa. O álbum visual é uma declaração direta ao querer viver, bem!”, diz Renato Gama, diretor artístico e produtor musical do disco.

Para celebrar o lançamento, o Sesc Belenzinho recebe no dia 31 de julho (quarta), às 20h30, a exibição e bate-papo do álbum visual das Pastoras do Rosário, com a participação do grupo de cantoras, da diretora Joyce Prado e a mediação de Cláudia Adão. O evento ocorre no teatro da unidade e a entrada é gratuita.

SOBRE AS PASTORAS DO ROSÁRIO


O grupo foi formado pela artista Tita Reis, em 2017, na Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, na zona leste de São Paulo, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, descendentes africanos mantidos em regime de escravidão no século XVIII. O espaço, tombado pelo CONDEPHAAT desde 1982, é um patrimônio da luta das culturas populares afro-brasileiras e segue sendo foco de resistência.

As Pastoras do Rosário surgem da vontade de ter um grupo de samba majoritariamente feminino na comunidade. Segundo a escritora Selma Maria: “Um salve a todas as pretas mulheres do passado e do futuro.”

SOBRE O SELO SESC


Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que repercutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais.Entre as obras audiovisuais, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu