Cultura
Família Dedé Mantém Tradição
De geração em geração, a arte de Antônio de Dedé se renova e encanta
A família Dedé preserva a identidade cultural e o legado da arte popular deixado por mestre Antônio de Dedé na comunidade alagoana. Seus filhos, herdeiros do talento, expressam criatividade em cada obra de madeira, compartilhando esse dom com o mundo.
No ateliê de Lagoa da Canoa, agreste alagoano, a magia acontece: as peças ganham vida, destacando-se pelos traços de cartum. Antônio José de Dedé, um dos nove filhos, transformou o talento da escultura em profissão, abandonando a agricultura para produzir peças que celebram a arte popular.
“A partir da arte religiosa, cada obra tem um significado e uma representação da memória religiosa popular”, diz Antônio José. “Tudo tem uma história, e sem ela o mundo não seria mundo.”
Cada peça é única, carregando identidade e personalidade, perpetuando a habilidade transmitida por gerações. Inspirados por imagens religiosas e pela cultura quilombola, Antônio José e seus irmãos expandem o legado do pai, apresentando a arte alagoana ao mundo.
A beleza das peças já conquistou destaque internacional e recentemente apareceu na novela “No Rancho Fundo”, da Rede Globo. A peça "Virgem Maria com o Menino Jesus" ganhou destaque, valorizando ainda mais o trabalho da família Dedé.
Antônio de Dedé, reconhecido como Patrimônio Vivo de Alagoas em 2015, deixou um legado de arte e fé. “Depois que me tornei Patrimônio Vivo, minha vida melhorou. É um dom que Deus dá para a gente sobreviver”, afirmou.
O reconhecimento e a transmissão do saberes artísticos garantem que a memória cultural de Alagoas continue viva e inspiradora.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara