Cultura

Lançamento

Machado de Assis: O Imortal em Letras e Serviço Público

Novo Livro Explora Faceta Pouco Conhecida do Escritor

Por Redação com Assessoria 24/07/2024 16h04
Machado de Assis: O Imortal em Letras e Serviço Público
Foto: Reprodução Internet

Machado de Assis é imortal não apenas por sua contribuição à literatura brasileira, mas também por sua longa e diversificada carreira no serviço público. Recentemente, um vídeo de uma influencer americana viralizou, colocando "Memórias Póstumas de Brás Cubas" entre os mais vendidos da Amazon. No entanto, poucos sabem que Machado desempenhou 12 funções diferentes no serviço público brasileiro entre 1856 e 1908.

Carreira Pública de Machado


Machado de Assis começou sua carreira pública como tipógrafo na Imprensa Oficial e ascendeu a cargos como diretor da Diretoria Geral de Viação e diretor geral de contabilidade na Secretaria da Agricultura. Essa trajetória é detalhada no novo livro "Machado de Assis e a administração pública. O serviço público na vida e na crônica machadiana", do escritor Fábio Lins.

Machado e as Crônicas


Além de romancista, Machado foi um prolífico cronista, com mais de seiscentas crônicas publicadas sobre o cotidiano do Rio de Janeiro e do Brasil. Suas crônicas, cheias de ironia, frequentemente criticavam a administração pública e revelavam um profundo entendimento das questões estatais, apesar de nunca ter frequentado uma universidade.

Análise Interdisciplinar


O livro de Fábio Lins, professor da UFAL e Cesmac, analisa a relação de Machado com a administração pública, explorando tanto sua carreira de servidor quanto suas opiniões sobre o direito administrativo expressas em suas crônicas. “Este livro interdisciplinar revela como o maior nome da literatura brasileira tinha uma profunda relação com a Administração Pública", destaca o autor.

Contribuições e Prefácio


Rodrigo Valgas, professor de Santa Catarina, enfatiza a inovação do livro ao explorar um aspecto pouco conhecido da obra de Machado: "A escolha das crônicas para delas extrair uma maior compreensão da administração pública brasileira não poderia ter sido mais feliz."

Irene Nohara, no prefácio, elogia a abordagem de Lins: "Essa escolha de Fábio Lins traz à tona uma faceta até agora obscura do ‘bruxo do Cosme Velho’, concentrada nas diversas crônicas que ele publicou."

Lançamento do Livro


"Machado de Assis e a administração pública" já está disponível para compra no site da editora Fórum e com valor promocional diretamente com o autor. O lançamento oficial ocorrerá no dia 3 de agosto, às 16:30, no Mercado das Artes 31, em Jaraguá.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu