Cultura

Cinema

"Ainda Estou Aqui" leva prêmio de melhor roteiro em Veneza

Filme de Walter Salles emociona e celebra cinema brasileiro.

Por Redação com CNN Brasil 08/09/2024 08h08
'Ainda Estou Aqui' leva prêmio de melhor roteiro em Veneza

Os roteiristas brasileiros Murilo Hauser e Heitor Lorega conquistaram o prêmio de melhor roteiro no prestigiado Festival de Veneza de 2024 com o filme Ainda Estou Aqui. O anúncio foi feito neste sábado (7) pela presidente do júri, Isabelle Huppert, durante a cerimônia de premiação da 81ª edição do festival.


Visivelmente emocionado, Hauser agradeceu: “É uma grande emoção estar aqui. Gostaria de agradecer ao júri e ao festival que receberam a gente e nosso filme de braços tão abertos. Muito obrigado. Tem sido muito especial estar aqui e assistir tantos bons filmes”.

O projeto, que começou há oito anos sob o convite do diretor Walter Salles, é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, e conta a história da família Paiva em meio à repressão dos anos 1970 no Brasil. “Queremos dedicar esse prêmio a Eunice e todos os Paivas, que nos deixaram entrar em suas vidas e casa e nos deixaram contar essa história. Não é só a história de uma família, mas do Brasil”, destacou Hauser.

Heitor Lorega também ressaltou a importância do elenco na construção da narrativa. “Queremos agradecer nosso elenco brilhante, mas especialmente a grande Fernanda Torres, que contou essa história com todo o seu coração e alma. Esse é para você, Nanda. Viva o cinema brasileiro!”, celebrou o roteirista.

Com direção de Walter Salles, Ainda Estou Aqui foi ovacionado por 10 minutos em sua primeira exibição em Veneza. O filme, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, conta ainda com a participação especial de Fernanda Montenegro, marcando mais uma colaboração de peso entre Salles e essas figuras icônicas do cinema brasileiro.

A trama, ambientada no Rio de Janeiro da década de 1970, aborda o impacto de um ato violento na vida da família Paiva, especialmente Eunice, que precisa reconstruir seu caminho e de seus filhos. O filme reafirma a força do cinema nacional no cenário internacional e a capacidade de contar histórias que atravessam gerações.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu