Cultura
Trupe Canguelê representa o Brasil no maior festival de teatro de bonecos do Leste Europeu
Único grupo brasileiro no “Vistas de Ryazan”, na Rússia, os alagoanos apresentam o espetáculo sustentável “Folguedos das Alagoas
A cultura alagoana ganha mais uma vez projeção internacional inédita. A Trupe Canguelê – Teatro de Bonecos de Alagoas foi selecionada como a única representante do Brasil no XX Festival Internacional de Teatros de Bonecos “Vistas de Ryazan” (Ryazanskie Smotriny), que acontece de 12 a 18 de setembro de 2025, na Rússia. Considerado o maior e mais prestigiado evento do gênero no Leste Europeu, o festival reunirá companhias de mais de 20 países para celebrar seus 30 anos de história.
O grupo apresentará o espetáculo “Folguedos das Alagoas – Sentimentos e Expressões da Nossa Gente” no projeto especial “Oriente+”, dividindo palco com companhias tradicionais como o Teatro de Pingyang, da China, com 900 anos de história.
A montagem reúne manifestações culturais como Pastoril, Fandango, Guerreiro, Bumba-meu-boi e Coco Alagoano, com bonecos confeccionados integralmente com materiais recicláveis pelo artesão e bonequeiro Daniel Silva, unindo tradição, sustentabilidade e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Esta seleção representa não apenas o reconhecimento internacional da nossa arte, mas a capacidade de Alagoas dialogar culturalmente com o mundo através de suas tradições mais autênticas”, destaca o diretor do grupo, Ricardo Camilo.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o feito é um marco para o Estado. “A seleção da Trupe Canguelê para este festival é motivo de orgulho para todos nós. Eles levam para a Rússia a essência da nossa cultura popular, com criatividade e representatividade. É a prova de que a arte feita em Alagoas tem qualidade para dialogar com o mundo e emocionar públicos de diferentes culturas”, destacou a gestora.
Fundada em 2021 e dirigida por Ricardo Camilo, a Trupe Canguelê já participou de eventos culturais na Argélia, Honduras e Sérvia, se consolidando como uma referência no teatro de bonecos brasileiro. Em 2024, com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, foi o único grupo brasileiro selecionado para o Festival Folk Cantanhede, em Portugal, onde se apresentou para mais de 5 mil espectadores
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



