Economia

Entre as capitais

Maceió lidera ranking na abertura de empresas

Segundo levantamento, capital alagoana leva, em média, 14h para criar novo negócio

Por Da Redação com Ascom/Semec com Em Tempo Notícias 29/03/2022 07h07 - Atualizado em 29/03/2022 08h08
Maceió lidera ranking na abertura de empresas
Celeridade tem ajudado a desburocratizar negócios - Foto: Ascom/Semec

Quer abrir uma empresa? O tempo médio gasto para isso em Maceió é, em média, 14 horas. O número colocou a capital alagoana como a mais rápida para se abrir um negócio no Brasil, em 2021. A informação é do levantamento 'Mapa de Empresas' do Governo Federal. 

Ainda conforme o estudo, o tempo que se leva para abrir uma empresa em Maceió foi 8 horas a menos que o registrado em 2000 e quase 7 horas a menos que as demais capitais brasileiras.

Esses dados refletem o modelo de desburocratização e da expansão do empreendedorismo seguido pela Secretaria Municipal de Economia (Semec). Para o secretário da pasta, João Felipe Borges, o destaque obtido pela capital coloca Maceió num caminho próspero economicamente.

“A retomada da economia em Maceió é um dos compromissos da gestão do prefeito JHC. Esse ranking revela o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura e pelo comitê da RedeSim e, agora, a missão é tornar o processo de liberação ainda mais desburocratizado e acessível'' disse o secretário municipal de Economia, João Felipe, que também é presidente do Comitê Gestor da RedeSim Municipal.

Desburocratização


Além da liderança no tempo médio para criação de empresas, Maceió ainda obteve outros destaques no ranking. Hoje, a capital alagoana é a mais rápida do Nordeste no tempo de resposta das consultas prévias de viabilidade locacional, que é a etapa na qual o Município informa se aquela atividade pode ser exercida no local selecionado pelo empresário.

O titular da Semec no Comitê Gestor da RedeSim, Gilberto Meister, conta da satisfação com os resultados e destacou o trabalho contínuo, realizado pela Prefeitura e os membros do Comitê, em viabilizar as áreas de simplificação dos licenciamentos e melhorar o ambiente econômico em Maceió.

“A tendência é ampliar esse trabalho de desburocratização, identificando os problemas e as necessidades junto aos órgãos municipais, ao Sebrae, a Junta Comercial e demais parceiros’’, disse Gilberto Meister.

Novos negócios


Os dados levantados pela Rede Sim, sistema que facilita o registro e legalização de empresas, também revelam que Maceió bateu recorde no cadastro de novos empreendimentos no último ano. Foram mais de 22 mil novos negócios criados, o maior número registrado nos últimos cinco anos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu