Economia

REAJUSTE ANUAL

Conta de energia vai ficar mais cara neste domingo (28)

No geral, o efeito médio para todos os consumidores será de 17,5%

Por Redação com sites 23/05/2023 17h05 - Atualizado em 23/05/2023 18h06
Conta de energia vai ficar mais cara neste domingo (28)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (23), o Reajuste Tarifário Anual de 2023 da Equatorial Alagoas. Para os consumidores residenciais, a alta será de 14,57%. No geral, o efeito médio para todos os consumidores será de 17,5%.

A empresa atende aproximadamente 1,33 milhão de unidades consumidoras no estado, cujo consumo de energia elétrica representa, atualmente, um faturamento anual na ordem de R$ 2,43 bilhões.

Os consumidores de baixa tensão terão aumento de 15,05%, enquanto os de alta tensão sofrerão impacto de 24,19%. Os valores foram impactados, segundo a Aneel, especialmente, pelas despesas relacionadas aos componentes financeiros, além de custos com encargos setoriais e custo de energia.

O Reajuste Tarifário Anual (RTA) acontece sempre no ano em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP). No RTA, a Parcela B é atualizada pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA), menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos, são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu