Economia
Lúpulo de Alagoas conquista duas medalhas de prata em competição nacional
Produtor atendido pelo Sebrae obtém reconhecimento inédito com plantio experimental em União dos Palmares

Alagoas conquistou premiações em duas categorias da Copa Brasileira de Lúpulos, realizada no último domingo (21) em Campinas, no interior de São Paulo. O produtor rural Aluysio Righety, de União dos Palmares, ganhou duas medalhas de prata nas categorias Triple Pearl e Chinook.
Ele é atendido pelo Sebrae Alagoas na região da Zona da Mata, onde mantém um plantio experimental de lúpulo, uma das principais matérias-primas para a fabricação de cerveja.
“Eu assisti, no programa Globo Rural, um especialista dizendo que era possível plantar lúpulo em qualquer região, não necessariamente em áreas super geladas. Fiz a experiência aqui e plantei 500 pés, o que equivale a 2 mil metros quadrados de oito variedades diferentes. A planta dá duas safras por ano e eu já colhi duas. Mandei analisar em São Paulo e os resultados foram bons, similares aos resultados qualquer outro lugar do Brasil”, comemora.
Ele conta que mandou três amostras para a Copa, uma de cada lúpulo diferente e acabou ganhando duas medalhas de prata. “Nesta competição foram analisados dois aspectos: o primeiro são os alfa ácidos, que é o que vai dar o amargor à cerveja, um pouquinho de sabor, e o segundo são os aspectos sensoriais, que fazem com que o sabor puxe mais para um maracujá ou uma coisa mais frutada”, explica.
O plantio de Righety ainda é experimental, mas em São Paulo ele percebeu que não está sozinho nessa empreitada. Das 35 fazendas concorrendo, só dez são de grande porte. Ele destaca que o apoio do Sebrae foi fundamental para iniciar sua produção e não se intimidar nesse mercado repleto de grandes marcas de cerveja.
“O Sebrae me apoia nesses quase 40 anos que eu estou na área rural. A instituição oferece treinamentos, consultorias, e sempre que a gente procura por eles tem alguma coisa útil a oferecer. O primeiro 5S Rural, por exemplo, foi feito lá em União dos Palmares há trinta anos. Eu também planto pimenta do reino no município e o consultor que me atende também promove treinamento em melhoria de controle de qualidade”, revela.
Copa
A Copa Brasileira de Lúpulos movimentou o setor, premiando os melhores lúpulos do país em 2023. O evento reuniu 34 produtores de oito estados e do Distrito Federal e foi organizado pela Kalamazoo Natural Solutions, uma empresa-filha da Unicamp, especializada no controle de qualidade para o mercado de lúpulo e atualmente parte da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade, em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte.
A competição permite que produtores nacionais apresentem seus produtos, valorizando e incentivando o uso do lúpulo brasileiro nas cervejas produzidas no país. No total, 87 amostras de 16 variedades distintas de lúpulo foram analisadas a partir de critérios técnicos e sensoriais na disputa por medalhas.




últimas
-
SAÚDE
Anvisa coleta dados sobre alimentos para necessidades especiais
-
INFRAESTRUTURA
Com direito a passeio ciclístico, governador inaugura acesso ao povoado Vila Aparecida, no município de Arapiraca
-
LIMPEZA
Vai reformar? Prefeitura de Maceió orienta sobre o descarte correto de resíduos da construção civil
-
INTERIOR
Familiares se despedem de modelo alagoana morta há 4 meses nos EUA
-
COMÉRCIO
Existe cerca de 50 imóveis abandonados no Centro de Maceió