Economia

UMIDADE

Saiba como preparar a sua casa para o período chuvoso

Por Redação com assessoria 26/05/2023 15h03
Saiba como preparar a sua casa para o período chuvoso

Com a chegada da quadra chuvosa em Alagoas, alguns problemas nas residências tendem a surgir, como mofos e goteiras. Mas para evitar esses problemas e passar pelo período chuvoso sem grandes perrengues, a arquiteta Cris Nunes conta quais são as melhores soluções para a proteção dos imóveis nessa época do ano.

Como o mofo surge devido a umidade e frio em ambientes sem ventilação, a arquiteta orienta que é importante promover a ventilação dos cômodos e armários, além de deixar que as roupas sequem totalmente. Já a respeito das goteiras, ela conta que, também devido a esse problema, uma manutenção na residência é indicada antes da chegada do período chuvoso.

“Qualquer umidade pode gerar os desagradáveis mofos, que se aglomeram rapidamente. A manutenção dos telhados é algo que deve ser feito periodicamente. Muitas vezes as telhas quebram ou se separam por conta do vento ou da passagem de algum animal e geram grandes transtornos no período das chuvas”, relata Cris.

A arquiteta ainda fala que a escolha de bons materiais para a construção ou manutenção de um imóvel faz a diferença e evita excesso de gastos financeiros. Ela frisa também a importância de um bom projeto arquitetônico, para que soluções referentes ao período chuvoso possam ser antecipadas.

“Sempre que projeto casas e prédios, uma grande preocupação é proteger os acessos que recebem diretamente a chuva, através de beirais, marquises ou cobertas. Também sempre projeto pingadeiras nas platibandas para evitar que o escorrimento das águas pluviais manchem as paredes. E, sobre a escolha de produtos, a qualidade faz a diferença. Existem marcas que investem em pesquisa e tem aquelas que só visam a venda e por isso, não possuem qualidade”, expõe.

Cris ainda relata que a falta de manutenção periódica é a maior responsável pelos problemas durante o período chuvoso e informa que a frequência ideal para que ocorram manutenções é anualmente. Nessas manutenções, deve ser dada uma atenção especial para a pintura, coberta, parte elétrica e hidráulica, além dos demais itens que compõem o espaço. Ela também conta que, em Alagoas, os meses ideais para que ocorram as manutenção são entre setembro e dezembro.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu