Economia
Ceará pode negocia instalação de fábrica de carros voadores
O Estado está negociando um memorando de entendimento para a instalação de uma fábrica de carro voador. A negociação está sendo liderada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho. A empresa que será instalada vai construir VTOL (carro voador) para pequenas distâncias.
A informação foi revelada durante o Telecom Summit 2023, evento que trata do setor de telecomunicações realizado nesta quarta-feira (2) e quinta-feira (3) na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza.
Você pode desconhecer, mas o Brasil é protagonista quando o assunto é carro voador. A startup Eve, subsidiária da Embraer, é uma das maiores desenvolvedoras de eVTOLs, sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, com 2,8 mil intenções de compra pelo mundo.
Desde 2021, a brasileira Eve vem fechando acordos para a construção de eVTOLs com empresas de todo o mundo, a maior parte deles com entrega prevista para 2026. A empresa projeta que em até três anos os brasileiros irão fazer pequenos trajetos em carros voadores.
A startup Eve pode trazer para Goiânia essa realidade, que a até então, era um pensamento do futuro, ou coisa de ficção. A pioneira será a capital carioca, depois as operações irão se expandir para Goiânia, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, Camboriú, Natal, Recife e Salvador.
Sabe-se que a Embraer e a Eve Air Mobility (Eve) já anunciaram a construção da primeira fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) em Taubaté, no interior de São Paulo. A Eve também fechou uma parceria com uma empresa aérea americana para operar o transporte urbano de ‘carros voadores’ nos Estados Unidos.
*Diário do Nordeste e G1
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas
-
Tribunal de Justiça vai leiloar veículos e imóveis; saiba data e como participar