Economia
Cocadeiras da Massagueira vão receber capacitação para padronizar produtos
Buscando promover as boas práticas e preservar a identidade cultural alagoana, o Sebrae, em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Fanut/Ufal) e a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marechal Deodoro, vai viabilizar ações com enfoque na padronização do processo de produção da cocada, doce considerado patrimônio imaterial de Alagoas, para a Associação dos Produtores de Cocada e Derivados da Massagueira.
“Padronizar a nossa cocada é um sonho que tentamos alcançar há muito tempo e que, através do Sebrae, poderemos realizar. Com essa parceria, sempre temos acesso a ações e capacitações que são muito importantes para garantir a melhor qualidade no nosso produto”, afirma Sidirleia Rocha, presidente da Associação dos Produtores de Cocada e Derivados da Massagueira.
A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa “Risco de contaminação de alimentos comercializados em bancas de cocadeiras, segundo conhecimentos, atitudes e práticas autorreferidas de manipuladores de alimentos”, liderado pelas professoras de nutrição Gabriela Veiga e Ana Paula Bulhões e expandido em colaboração com o Sebrae Alagoas.
“Com essa parceria, pudemos incorporar novos produtos ao projeto, de acordo com as necessidades das cocadeiras, dentre eles a elaboração de ficha técnica e de tabela nutricional, e o estudo das receitas de cocada. Contaremos também com o apoio dos alunos da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, que são bolsistas do projeto, e dos acadêmicos de nutrição da Ufal para a execução dessas ações”, enfatiza Ana Paula.
O projeto vem para complementar outros trabalhos que o Sebrae vem realizando desde 2018 com as cocadeiras da Massagueira, que possuem um forte vínculo com a instituição. “Viabilizamos todo o processo de formalização dessas profissionais como MEIs e apoiamos o grupo na criação da Associação dos Produtores de Cocada e Derivados da Massagueira. Ainda implementamos diversas capacitações com foco nas boas práticas no decorrer desse tempo”, informa Amanda Pinto, analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas.
De acordo com a analista, esse trabalho em conjunto também vai beneficiar o turismo local, fortalecendo a experiência gastronômica e cultural de Marechal Deodoro e da região Caminhos das Águas. Além disso, o espaço Cocada Cultura, drive tradicional na Massagueira, fará parte do novo roteiro que está sendo criado pelo Sebrae Alagoas, denominado Rota do Coco.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



