Economia

OPORTUNIDADE

Especialistas falam sobre relação entre design, moda e produção artesanal

Evento realizado pelo Sebrae Alagoas aborda experiência de Sérgio Matos e Flávia Aranha com a produção artesanal

Por Redação com assessoria 11/09/2023 17h05
Especialistas falam sobre relação entre design, moda e produção artesanal
Flávia Aranha é uma estilista que conhece bem o artesanato de Alagoas, ao lado do designer Sérgio Matos, ela participa de seminário no Sebrae - Foto: Divulgação



A aplicação de técnicas de design e moda na produção artesanal é o foco do Seminário Artesanato em suas Várias Faces, que o Sebrae Alagoas realiza na próxima quarta-feira (13), a partir das 9h, na sede da instituição em Maceió. O evento vai contar com as palestras de Sérgio Matos, designer de produtos, e Flávia Aranha, estilista que une processos artesanais para criar uma moda 100% sustentável.

Ambos vão ensinar como usar o artesanato na moda e no design, destacando os conceitos de identidade, exclusividade, sustentabilidade e realidade. “Os designers de produto e da moda começam a se aproximar do universo produtivo artesanal e contribuem no estímulo do processo criativo do artesão, levando até ele considerações sobre o comportamento do consumidor e a identificação de novas oportunidades de mercado”, explica Marina Gatto, gestora de Artesanato do Sebrae Alagoas.

“O evento tem como foco tratar o artesanato em várias vertentes, não só com seus produtos artesanais, mas também dentro de outros segmentos, como a moda, a decoração e o design. A importância hoje que o artesanato tem dentro desses segmentos, sua identidade, o resgate da cultura, seu papel dentro desse contexto”, completa.

Flávia Aranha é estilista de renome no mercado nacional e internacional, conhecida por unir moda e artesanato com destaque nas suas peças. A marca dela foi a primeira a receber o selo B de sustentabilidade no Brasil, e em suas coleções mais recentes é notável a participação direta de artesãs de Alagoas.

Há dois anos, a estilista esteve na Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, e adquiriu a maior parte do mobiliário que decora uma de suas lojas em São Paulo. No ano seguinte, em 2022, ela lançou uma coleção rica em detalhes com o bordado Rendendê, produzido pelas artesãs de Entremontes, em Piranhas.

“Falo do conceito de roupa viva, sobre negócios de impacto e sobre empreender aplicando conceitos de sustentabilidade na moda. Vou contar isso a partir da minha experiência de uma década produzindo o que chamo de roupa viva”, diz. “Empreender é um grande desafio no Brasil, mas também uma oportunidade de provocar transformações, como a de fazer roupa viva”, completa.

Já Sérgio Matos busca inspirações na Paraíba, estado onde se formou em Design Industrial na Universidade Federal de Campina Grande. Em suas criações, o designer procura explorar a fauna, a flora e o folclore brasileiros para compor itens de mobiliário e objetos decorativos. Os produtos combinam muitas cores vivas a uma estética minimalista, que pode apresentar formas curvilíneas ou geométricas.

A junção do design com artesanato é tão natural para ele que passou a fazer consultorias voltadas às associações de artesãos. O foco é trocar conhecimentos e produzir peças em conjunto com comunidades do Amazonas, a partir do Projeto Brasil Original.

“Vou falar na minha palestra sobre design com foco na identidade brasileira. Vou mostrar trabalhos desenvolvidos para o estúdio e trabalhos realizados para comunidades artesãs no Amazonas e na região Nordeste”, conta ele.

As inscrições para o Seminário Artesanato em suas Várias Faces podem ser feitas clicando aqui.

*Com assessoria

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu