Economia
Artesãs alagoanas recebem mentorias da Metodologia Efeito Furação
Trinta artesãs de Maceió, Penedo, Paripueira e Marechal Deodoro estão participando de uma turma especial na Metodologia Efeito Furação, numa parceria do Sebrae Alagoas com a aceleradora Be.Labs. A empresa oferece aulas e mentorias com a pré-aceleração de negócios femininos.
A metodologia é voltada ao público de mulheres que empreendem trabalhando com o design thinking. A gestora do Programa Sebrae Delas, Érica Pereira, explica como surgiu a ideia de criar uma turma especial para as artesãs profissionais.
“Considerando que temos o projeto de artesanato aqui no Sebrae, a gestora Marina Gatto me procurou para saber se a aceleradora de negócios femininos que aplica a solução poderia adaptar ao público de mulheres atendidas por ela. E assim solicitamos que os encontros pudessem ser 100% presenciais. Nessa metodologia, são abordados temas como empatia, autoconhecimento, liderança, empoderamento, inovação, marketing, vendas, estruturação jurídica, finanças e marketing digital”, conta.
Marina Gatto, gestora de Artesanato do Sebrae Alagoas, diz que a ideia é as mulheres se reunirem uma vez por semana para discutirem temas e refletirem sobre seus negócios. “Como mulheres empreendedoras, elas devem avaliar seus limites, o que têm de potencial, e algumas estratégias para que elas pensem e revejam o modelo de negócio”, destaca.
“Vão acontecer dez encontros presenciais e algumas mentorias individuais online com todas elas. É uma metodologia onde a gente pretende que, ao final do processo, elas revejam sua mente em relação ao empreendedorismo, ao seu modelo de negócio, e possam inovar e também gerar novas ideias, novas conexões, inclusive com as outras participantes do grupo”, observa Gatto.
A artesã Tati Barros é uma das que já começou a participar da metodologia e se diz impactada como mulher e como empreendedora. “Ainda estou no comecinho do Efeito Furacão. Os primeiros três encontros foram maravilhosos, quase terapêuticos, e sinto que minha empresa vai dar um ‘bum’ bacana. Já me sinto mais motivada só com a primeira mentoria individual e estou muito ansiosa para os próximos encontros”, comemora.
A Metodologia Efeito Furação faz a diferença entre as empreendedoras que tiveram acesso ao programa de pré-aceleração de negócios. No ano passado foram realizadas cinco turmas, sendo três no formato híbrido e duas online. Foram 583 inscrições e 155 empreendedoras selecionadas. Ao final do processo, 86% das participantes apontaram que conseguiram identificar novas maneiras para aumentar o faturamento das empresas.
Durante a trilha de conhecimentos, as principais dificuldades encontradas pelas empreendedoras foram Marketing Digital, Logística, Inteligência Emocional, Gestão de Tempo, Precificação, Captação de Clientes, Modelo de Negócio, Gestão de Pessoas, Organização, Atendimento ao cliente, Capital de Giro, Qualidade, Vendas e Recursos.
COMPARTILHE
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Correios acumulam prejuízo histórico e apostam em reestruturação para evitar colapso
-
Auditores condicionam retorno ao trabalho e acusam interferência de Ministério
-
Invesitgações
Advogado defende prisão preventiva de Lulinha após novas acusações em depoimento à PF
-
Câmara concede Título de Cidadão Honorário ao vereador Luciano Marinho
-
Pegou mal
Vídeo de bastidores mostra Luciano Huck pedindo para indígenas “retirarem celulares” durante gravação no Xingu



