Economia

Agricultura

Alagoas surge como destaque nacional na produção de grãos em 2024

Estudo do Banco do Nordeste aponta crescimento expressivo, impulsionado pelo milho, e aumento nos financiamentos para o setor agrícola no estado.

Por Redação com Assessoria 25/01/2024 13h01
Alagoas surge como destaque nacional na produção de grãos em 2024

Uma análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste (BNB), revela que Alagoas está prestes a se destacar como um dos quatro principais estados do Brasil no aumento da produção de grãos em 2024, apresentando um notável incremento de 45,3% em relação à safra anterior. Esse aumento representa cerca de 60 mil toneladas a mais em comparação com 2023, de acordo com os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Etene destaca que, segundo as projeções do IBGE para a safra de 2024, apenas oito unidades federativas apresentarão crescimento na produção de grãos, e Alagoas está entre elas. A safra do estado está estimada em 191.654 toneladas, posicionando Alagoas como o terceiro maior crescimento percentual do Nordeste.

Crescimento e Contribuições Setoriais:


O crescimento expressivo na produção de grãos em Alagoas é impulsionado principalmente pelo incremento nas lavouras de milho, feijão e arroz, com projeções de +75,6%, +23,7% e +8,9%, respectivamente, para a safra de 2024.

O milho lidera as previsões, contribuindo com 66,7% da produção total de grãos no estado. A safra de milho em Alagoas também está projetada para ser a terceira maior do país em termos de crescimento percentual em comparação com 2023.

Cenário Nacional e Financiamento:


A estimativa nacional aponta uma queda de 3,2% na safra brasileira de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas, totalizando 306,2 milhões de toneladas.

O Banco do Nordeste registra um aumento nos financiamentos destinados ao cultivo de grãos em Alagoas, com contratos totalizando R$ 88,3 milhões no ano passado, representando um crescimento de 25% em relação a 2022. Desse montante, R$ 77 milhões foram direcionados para a cultura do milho.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu