Economia

Inovação

Programa Tecnova II AL impulsiona inovação e competitividade em Alagoas

Empresas locais destacam desafios e perspectivas após participação no projeto de incentivo à inovação.

Por Redação 26/03/2024 16h04
Programa Tecnova II AL impulsiona inovação e competitividade em Alagoas
Foto: João Monteiro / Ascom Fapeal

A conclusão do Programa Tecnova II AL pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) foi marcada pelo Seminário Final de Avaliação realizado no Centro de Inovação do Jaraguá. Durante dois dias de intensas atividades, os resultados das empresas apoiadas pelo Estado foram apresentados, destacando o impacto do projeto no cenário da inovação em Alagoas.

O Tecnova Alagoas, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), executado pela Fapeal em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae), a Federação das Indústrias (FIEA) e o Instituto Evaldo Lodi (IEL), teve como objetivo central impulsionar a inovação e aumentar a competitividade das empresas alagoanas na economia nacional.

Carlos Wanderlan, diretor de Tecnologia (CTO) da Hand Talk, uma das beneficiadas pelo programa, enfatizou a importância do impulso fornecido: "Nunca foi tão propício para nós, de Alagoas, mostrarmos lá fora o que estamos fazendo". Ele ressaltou os desafios enfrentados pelas empresas locais, especialmente em reter talentos e competir com empresas de fora do estado e do Brasil.

Adriana Haguenauer, analista da Finep, antecipou a continuidade do programa: "Tenho certeza de que nosso recurso foi bem utilizado, e o Tecnova 3 está a caminho. Vocês podem concorrer novamente e, desta vez, o financiamento será ainda maior, visando acelerar empresas e promover sua internacionalização."

O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, anunciou uma nova oportunidade de financiamento para empreendedores alagoanos: "Vamos participar do Startup Nordeste, com um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. A ideia é fomentar a criação de mais 250 empresas na região, distribuídas pelos nove estados", revelou.

Para mais informações sobre os programas de inovação Secti/Fapeal, os interessados devem acompanhar o site da Fundação e seu perfil oficial no Instagram, @fapeal.br. O lançamento dos novos programas está previsto para o segundo semestre de 2024, prometendo novas oportunidades para o desenvolvimento da inovação em Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu