Economia
Programa Tecnova II AL impulsiona inovação e competitividade em Alagoas
Empresas locais destacam desafios e perspectivas após participação no projeto de incentivo à inovação.
A conclusão do Programa Tecnova II AL pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) foi marcada pelo Seminário Final de Avaliação realizado no Centro de Inovação do Jaraguá. Durante dois dias de intensas atividades, os resultados das empresas apoiadas pelo Estado foram apresentados, destacando o impacto do projeto no cenário da inovação em Alagoas.
O Tecnova Alagoas, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), executado pela Fapeal em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae), a Federação das Indústrias (FIEA) e o Instituto Evaldo Lodi (IEL), teve como objetivo central impulsionar a inovação e aumentar a competitividade das empresas alagoanas na economia nacional.
Carlos Wanderlan, diretor de Tecnologia (CTO) da Hand Talk, uma das beneficiadas pelo programa, enfatizou a importância do impulso fornecido: "Nunca foi tão propício para nós, de Alagoas, mostrarmos lá fora o que estamos fazendo". Ele ressaltou os desafios enfrentados pelas empresas locais, especialmente em reter talentos e competir com empresas de fora do estado e do Brasil.
Adriana Haguenauer, analista da Finep, antecipou a continuidade do programa: "Tenho certeza de que nosso recurso foi bem utilizado, e o Tecnova 3 está a caminho. Vocês podem concorrer novamente e, desta vez, o financiamento será ainda maior, visando acelerar empresas e promover sua internacionalização."
O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, anunciou uma nova oportunidade de financiamento para empreendedores alagoanos: "Vamos participar do Startup Nordeste, com um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. A ideia é fomentar a criação de mais 250 empresas na região, distribuídas pelos nove estados", revelou.
Para mais informações sobre os programas de inovação Secti/Fapeal, os interessados devem acompanhar o site da Fundação e seu perfil oficial no Instagram, @fapeal.br. O lançamento dos novos programas está previsto para o segundo semestre de 2024, prometendo novas oportunidades para o desenvolvimento da inovação em Alagoas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Na Pajuçara
Fiscalização flagra despejo de concreto na rede de drenagem de águas pluviais
-
INSS BENEFÍCIOS
Previdência define regras para incluir auxílio-doença na aposentadoria
-
Remuneração extra
Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário
-
Preso em flagrante
Motorista embriagado é preso ao ameaçar atirar em homem durante briga de trânsito na Ponta Verde
-
Cenário de empate técnico
Bolsonaro tem 37,6% das intenções de voto contra 33,6% de Lula, diz pesquisa