Economia

Agropecuária

Alagoas antecipa vacinação contra febre aftosa para consolidar status sanitário

Antecipação visa alinhar o estado às metas do Ministério da Agricultura e evitar restrições comerciais.

Por Redação 15/04/2024 16h04
Alagoas antecipa vacinação contra febre aftosa para consolidar status sanitário
Foto: Cortesia

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anunciou a antecipação da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos para abril, cumprindo determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida visa garantir que Alagoas acompanhe outros estados na transição para a zona livre da doença sem vacinação até 2025.

Marco Albuquerque, presidente da Adeal, destacou a importância da colaboração dos criadores: "É muito importante que o criador alagoano, mais uma vez, faça sua parte neste processo, vacinando os animais e declarando na Adeal. É mais um esforço que estamos desempenhando para a conquista do status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação".

A antecipação busca manter a livre circulação de animais e evitar possíveis barreiras sanitárias entre os estados. A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, ressaltou a importância do novo status sanitário para o fortalecimento da cadeia produtiva e para as relações comerciais do setor agropecuário alagoano.

Aline Rodrigues ainda enfatizou o diálogo aberto com o setor produtivo como chave para o sucesso da campanha. Além disso, a antecipação da vacinação está alinhada com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, conforme o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA), que visa garantir o status de país livre da doença e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu