Economia
Governo usa conflito Irã-Israel como justificativa para aumentar etanol para 30% na gasolina
Mistura de etanol na gasolina passará de 27% para 30% a partir de 1º de agosto, enquanto o biodiesel no diesel subirá de 14% para 15%
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (25) uma mudança na composição dos combustíveis vendidos no Brasil. A partir de 1º de agosto, a gasolina terá 30% de etanol anidro (atualmente são 27%) e o diesel conterá 15% de biodiesel, um aumento em relação aos atuais 14%. O anúncio ocorre dias após o aumento das tensões entre Israel e Irã, importante produtor mundial de petróleo.
A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e divulgada em um evento oficial do Ministério de Minas e Energia, intitulado “Combustível do futuro chegou: E30 e B15”.
O governo aproveitou o cenário de instabilidade global para defender a medida como forma de reduzir a dependência externa e fortalecer a segurança energética nacional.
Segundo o secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, o aumento do teor de biocombustíveis ajuda o Brasil a enfrentar possíveis crises no fornecimento global, tornando o país mais resiliente a choques internacionais.
Impactos para o consumidor
A expectativa é de que o aumento no uso de etanol leve a uma redução de até R$ 0,11 por litro da gasolina, já que o etanol é mais barato e menos tributado. No entanto, como o etanol tem menor eficiência energética, os veículos poderão rodar menos por litro, exigindo abastecimentos mais frequentes.
Críticas à medida
Apesar do foco na transição energética, críticos afirmam que o governo aproveitou o cenário geopolítico para implementar a medida de forma pouco transparente, sem diálogo amplo com a sociedade. Para esses setores, a decisão teve um tom político e pode trazer efeitos negativos para o consumidor.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



