Esportes

Atletismo

Domingo 3 de março é dia de Triathlon em Caiobá

Considerada a segunda prova de triatlo mais antiga do Brasil, a competição está entre os principais eventos da modalidade no país.

Por Redação com Assessoria 29/02/2024 14h02
Domingo 3 de março é dia de Triathlon em Caiobá
Foto: Cortesia

A 35ª edição do Triathlon Sesc Caiobá será disputada no próximo dia 3/3, com largadas a partir das 7h10. O Sesc PR, organizador do evento, aguarda a participação de 1500 atletas, sendo 35 no pelotão de elite. Considerada a segunda prova de triatlo mais antiga do Brasil, a competição está entre os principais eventos da modalidade no país.

A Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos, é o ponto de partida da prova que tem as distâncias Olímpica - 1.500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida – para as categorias Elite e Amador Olímpico; e a Short Triathlon, composta pela metade das distâncias de cada modalidade, para as categorias Speed, Mountain Bike, Trabalhador do Comércio, PcD (Pessoas com Deficiência) e Revezamento (trio).

A organização do evento recomenda a participação dos atletas nos Simpósios Técnicos para retirada de dúvidas e conferência de todos os detalhes necessários para a prova. Os simpósios serão realizados no dia 2/3, das 10h às 11h; e das 15h às 16h, no Salão de Eventos do Hotel Sesc Caiobá. A retirada dos kits também será na véspera da prova das 9h às 17h, no Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá (Rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, 91).



Curiosidades

Nesses 35 anos de competição, mais de 25 mil inscrições foram realizadas e outras milhares ficaram de fora, afinal a disputa começa muito antes da largada. No momento de inscrição, os participantes aguardam ansiosos, pois em menos de quatro minutos as inscrições acabam. Em 2024, mais de 600 atletas ficaram na lista de espera.

Pessoas de diversos países já participaram do evento, colocando o Paraná no mapa internacional do triathlon. A história do Sesc Triathlon Caiobá se mistura com a trajetória de grandes triatletas da modalidade, como Leandro Macedo, triatleta olímpico que conquistou sete vezes o 1º lugar no Sesc Triathlon. No feminino, Pâmella Oliveira, medalhista nos Jogos Pan-Americanos, é o destaque em Caiobá, subindo três vezes no lugar mais alto do pódio. E Luiz Iran Guimarães, empresário paranaense, que cruzou a linha de chegada em todas as 35 edições. Os fãs da modalidade também já puderam conferir de perto a desenvoltura de Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Reinaldo Colucci, Eduardo Lass e Luisa de Baptista, entre outros profissionais.

Confirmados


Em 2024, 35 atletas disputam o pelotão de Elite. No masculino, a disputa será entre 25 feras, entre eles: Antonio Bravo, Bruno Matheus, Danilo Pimentel, Reinaldo Colucci, Victor Hugo da Silva e Yago Alves. O pelotão feminino conta com 10 atletas, como: Bruna Stolf, Fernanda Penkal, Giovanna Lacerda, Luma Guillen e Pâmela Oliveira.

O Sesc Triathlon Caiobá contará com a participação de 690 pessoas trabalhando no evento, que recebe o apoio da Prefeitura de Matinhos, Secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Batalhão da Polícia Rodoviária, Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), Copel, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Guarda Municipal, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Sanepar, Instituto Água e Terra (IAT) e RPC.



Serviço


35ª Sesc Triathlon Caiobá

Data: 3 de março de 2023

Horário: A partir das 7h10

Local: Praça Central de Caiobá, Praia Mansa, Avenida do Contorno, Rodovia Alexandra Matinhos e Avenida Atlântica

Premiação: a partir das 12h, na Praça Central de Caiobá

Fotos para imprensa: https://flickr.com/photos/fecomerciopr/albums/72177720306735158/

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu