Gastronomia

Arte no Café

Brasília celebra o melhor do Latte Art

Capital Federal sedia pela primeira vez campeonato nacional que une arte e café.

19/03/2024 15h03
Brasília celebra o melhor do Latte Art
Foto: Cortesia

Brasília, conhecida por sua arquitetura singular e cenário político vibrante, agora recebe uma competição que agrega mais arte à sua cultura: o Campeonato Brasileiro de Latte Art. Pela primeira vez na história, a capital federal será palco deste evento, que acontecerá de 22 a 24 de março no Mercado do Café, na Asa Sul.

O campeonato, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tem como objetivo eleger o melhor barista nacional na arte de desenhar com leite vaporizado no café espresso. O grande vencedor representará o Brasil no campeonato mundial da categoria, que ocorrerá em Copenhague, na Dinamarca, em junho deste ano.

A escolha de Brasília como sede deste evento não é por acaso. Segundo Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, a capital vem se destacando cada vez mais no cenário dos cafés especiais, com um crescimento notável de cafeterias e baristas locais. Esse movimento tem impulsionado não apenas o consumo de cafés especiais na região, mas também o interesse da população local pelas diferentes nuances e técnicas dessa bebida tão apreciada.

"A expansão da cena do café especial em Brasília tem sido impressionante nos últimos anos. Hoje, os 'cafés' não são apenas locais para se tomar uma xícara de café, mas também espaços onde se pode vivenciar toda uma cultura em torno dessa bebida", destaca Estrela.

O Campeonato Brasileiro de Latte Art contará com a participação de 17 competidores, que mostrarão todo o seu talento em três fases da competição. Além das apresentações, o evento oferecerá palestras e bate-papos com profissionais do mundo do café, proporcionando uma experiência enriquecedora para os amantes da bebida.

Uma novidade deste ano é o uso de leite vegetal na competição, uma tendência que reflete a preocupação com a sustentabilidade e a diversidade de opções para os consumidores. A marca patrocinadora, Nude, utiliza leite de aveia na composição da bebida, expandindo as possibilidades para os baristas demonstrarem sua criatividade.

Com entrada gratuita para o público, o Campeonato Brasileiro de Latte Art promete ser um evento imperdível para os brasilienses e visitantes, celebrando não apenas a arte do café, mas também a rica cultura que envolve essa bebida tão querida em todo o país.


PROGRAMAÇÃO CAMPEONATO BRASILEIRO DE LATTE ART

Entradas gratuitas!


QUINTA-FEIRA (21/03)


20h-23h30 TNT no Grão Studio Grão Coffee Roasters



SEXTA-FEIRA (22/03)


09h Abertura ao público e Mesa Redonda com Baristas de Brasília - Mercado do Café

10h30 Palestra Patrocinador de Café com Ernesto Cafés Especiais - Mercado do Café

12h às 18h Apresentações Campeonato Brasileiro de Latte Art- Mercado do Café

20h Rolê de Rua - Babilônia da Asa Norte


SÁBADO (23/03)


09h Abertura ao público e Mesa Redonda de produtores locais de café - Mercado do Café

10h30 às 11h30 Palestra Patrocinador de Leite Oficial com Nude - Mercado do Café

12h às 18h Apresentações Campeonato Brasileiro de Latte Art- Mercado do Café

19h Anúncio dos finalistas - Mercado do Café

20h Happy Hour - Traçado Bar



DOMINGO (24/03)


09H Mesa Redonda com Torrefadores Locais - Mercado do Café

10h30 às 11h30 Palestra com o Campeão Brasileiro de Barista: Daniel Vaz - Mercado do Café

12H às 16H Apresentações Campeonato Brasileiro de Latte Art- Mercado do Café

17h Cerimônia de Premiação e Anúncio dos Campeões- Mercado do Café

19h Pizza no Castália Bakery and Café



Sobre o Mercado do Café


O espaço onde será realizado o campeonato está localizado no antigo Mercado Municipal de Brasília. Depois de uma transformação, o lugar hoje é recanto para os amantes do café.

Inaugurado no final de 2018, conta, inclusive, com algumas estruturas e itens antigos, aproveitados pela proprietária Maria Tereza Moulaz. O objetivo é manter a enorme bagagem cultural, com paineis de Athos Bulcão. A ocupação foi realizada de maneira respeitosa, zelando pela arquitetura, que até hoje embeleza a cafeteria. Vitrais e mosaicos foram completamente adaptados à nova atividade.

O campeonato terá como empresa anfitriã a Puro Manifesto, sendo realizado no Mercado do Café. O leite oficial será fornecido pela patrocinadora Nude e o equipamento oficial pela Grancoffee. O patrocínio prata vem da DaVinci e os apoios da Ernesto Cafés Especiais (café da competição), Achega Café (apoio técnico) e Revista Espresso (mídia).



Serviço


Campeonato Brasileiro de Latte Art
22 a 24 de março de 2024
Local: Mercado do Café de Brasília
Endereço: CRS 509 Bl. C, Brasília, DF
Horário: das 9h às 18h - Entrada gratuita

Mais informações no link

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu