Gastronomia

Bebida Nacional

O último domingo (14), foi marcado pelo Dia Mundial do Café

Estudo revela dados sobre o consumo de café no Brasil e suas implicações para a saúde.

Por Redação com Assessoria 16/04/2024 15h03
O último domingo (14), foi marcado pelo Dia Mundial do Café
Foto: Cortesia

O café é uma das paixões nacionais do Brasil, e neste Dia Mundial do Café, celebrado no último domingo, 14 de abril, essa bebida quente ou gelada é o centro das atenções. Um estudo realizado pela plataforma CouponValido.com.br, com dados da Associação Internacional do Café (ICO) e do Dieese, revelou que os brasileiros consomem, em média, de 3 a 4 xícaras por dia, totalizando cerca de 5,8 kg por ano. O Brasil está entre os 15 países que mais consomem café, ocupando a 14ª posição, e é o líder mundial na produção de café, contribuindo com cerca de 40% da produção global.

Além do sabor característico, o café é conhecido pelo seu principal composto, a cafeína. Uma xícara de café expresso pode conter de 90 a 200 mg de cafeína, enquanto o café coado pode conter entre 150 e 300 mg da substância. A cafeína atua como um poderoso estimulante do sistema nervoso central, melhorando o humor, o foco e o estado de alerta, além de favorecer o desempenho físico durante os exercícios.

Para os amantes de café e seus benefícios, o mercado oferece uma variedade de produtos além do café tradicional. Lojas especializadas em produtos naturais e nutrição esportiva, como a Bio Mundo, disponibilizam cápsulas de cafeína, super cafés com múltiplos ativos para turbinar a performance, e até mesmo cafés orgânicos e de açaí, para quem busca opções mais saudáveis ou não pode consumir cafeína.

Felipe Martins, gerente de uma loja Bio Mundo, destaca: “Nossa loja oferece uma variedade de opções para quem busca uma vida saudável. Os super cafés são especialmente populares entre os praticantes de atividade física, enquanto o café de açaí atrai aqueles que buscam uma alternativa sem cafeína, mas com os mesmos benefícios para a saúde”.

Diante das opções disponíveis, o café continua a ser uma escolha popular entre os brasileiros, não apenas pelo sabor, mas também pelos seus efeitos benéficos para o corpo e a mente.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu