Geral
Hospital São Luiz Campinas realiza pioneira cirurgia fetal para tratar síndrome rara
O Hospital e Maternidade São Luiz Campinas alcançou um marco significativo ao realizar a primeira Cirurgia Fetal para tratar um caso de Síndrome de Transfusão Feto-Fetal, uma condição rara que afeta gêmeos durante a gestação.
A síndrome ocorre devido a um desequilíbrio na distribuição de sangue entre gêmeos que compartilham a mesma placenta. Kleber Cursino de Andrade, especialista em Medicina Fetal do São Luiz Campinas, explica que esse desequilíbrio pode levar a complicações graves, como danos neurológicos, insuficiência cardíaca e até a morte dos bebês.
Para realizar o procedimento, a equipe médica, composta por Márcio Miranda, Cirurgião Pediátrico, e Egle Couto, obstetra, utilizou a avançada técnica de fetoscopia para realizar a ablação de anastomoses placentárias. Essa técnica minimamente invasiva envolve a inserção de um fino tubo com uma câmera e instrumentos cirúrgicos através do abdômen da mãe até a cavidade uterina, permitindo intervenções intrauterinas precisas e seguras.
O procedimento foi realizado na 19ª semana de gestação, destacando a importância da intervenção precoce em casos graves. Dr. Kleber enfatiza a relevância do pré-natal adequado para identificar precocemente condições clínicas de risco tanto para a mãe quanto para o feto.
O Hospital São Luiz Campinas, inaugurado em maio, reforça seu compromisso com a inovação e excelência em cuidados de saúde, tornando-se uma referência em procedimentos de Medicina Fetal na região. Fernando De Marco, diretor Geral da unidade, destaca o significado desse feito, resultante dos investimentos e seleção de profissionais pela rede D'Or.
A unidade, maior hospital privado do interior paulista, conta com uma maternidade completa e preparada para casos de alto risco, incluindo pronto-socorro obstétrico exclusivo para gestantes, salas de parto normal e pré-parto, apartamentos individuais e Unidades de Terapia Intensiva (Adulto e Neonatal), além de uma equipe multiprofissional especializada.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



