Geral

Escravidão

Resgate de trabalhador e prisões em MS no combate ao trabalho escravo

Polícia Federal e órgãos do trabalho atuam em operação contra exploração de trabalhadores e possíveis crimes em propriedades rurais.

Por Redação com Agência de notícias* 25/01/2024 16h04
Resgate de trabalhador e prisões em MS no combate ao trabalho escravo
Foto: ilustração

Uma operação conjunta resultou em duas prisões e no resgate de um trabalhador submetido a condições degradantes durante a Operação Feronia, realizada nesta quinta-feira (25) em Mato Grosso do Sul. A ação envolveu a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A ação, deflagrada nas cidades sul-mato-grossenses de Corumbá e Dois Irmãos do Buriti, teve como alvo quatro mandados judiciais de busca e apreensão. Segundo a Polícia Federal (PF), os policiais apreenderam quatro armas e um celular durante o cumprimento dos mandados.

Os dois homens detidos foram presos em flagrante por porte ilegal de arma, e um deles também responderá por submeter um trabalhador a condições análogas à escravidão. A operação teve como ponto de partida denúncias feitas por dois homens que afirmam terem sido forçados a trabalhar em condições degradantes na área rural de Corumbá.

Segundo relatos, após conseguirem escapar, um dos trabalhadores foi novamente procurado por seus empregadores, que tentaram persuadi-lo a voltar ao trabalho, nas mesmas condições, mas em outra localidade.

Além da exploração de trabalhadores, a PF investiga se os envolvidos se apropriavam da aposentadoria de ao menos um idoso vítima do esquema. Outras práticas criminosas, como difamação, injúria e lesão corporal, também estão sob apuração.

Por razões legais e para preservar a segurança dos envolvidos, detalhes que permitam a identificação dos presos, das propriedades rurais e dos trabalhadores resgatados não foram divulgados pela PF. A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS mantém canal de denúncias anônimas por e-mail e telefone (67 9 9202 8240). Denúncias de irregularidades trabalhistas e trabalho análogo ao escravo podem ser feitas online nos links disponibilizados.

*Agência Brasil

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu