Geral
Diretora do Fórum Animal avalia cinco anos após tragédia de Brumadinho.
Vânia Nunes, da ONG de Proteção Animal, lamenta falta de ações efetivas do poder público no controle de desastres ambientais
Subtítulo:
Cinco anos após o devastador rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, a diretora técnica do Fórum Animal, Vânia Nunes, relembra a tragédia e destaca que as perdas humanas e animais foram "inestimáveis". A atuação no caso também impulsionou a criação do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em Desastres).
O cenário em Brumadinho, conforme avaliado pelo Fórum Animal, permanece preocupante, com o risco iminente de tragédias semelhantes. Além das vidas humanas perdidas, o desastre resultou na destruição de inúmeras vidas animais, sejam da fauna silvestre, animais domésticos ou animais de fazenda.
Vânia Nunes, médica veterinária que atuou na região durante o desastre, destaca a multiplicidade e a inestimabilidade das perdas. "As pessoas perderam tudo, perderam a família, perderam amigos, perderam a relação que existia como comunidade", lamenta.
A diretora ressalta que, mesmo após cinco anos, o Poder Público não tem sido eficaz em fazer cumprir protocolos de prevenção a desastres e planos de contingenciamento por parte das empresas. Ela aponta a má gestão, falta de previsão de recursos orçamentários e a crise climática como fatores contribuintes. Vânia destaca a necessidade urgente de monitoramento e busca de alternativas para evitar que situações semelhantes ocorram, especialmente em áreas de vulnerabilidade, como é o caso de regiões cercadas por barragens de mineradoras.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro



