Geral
Governo Federal anuncia programa 'Asas para o Futuro'
Iniciativa visa inserir mulheres jovens, principalmente negras e da periferia, no mercado de trabalho, com foco na qualificação e igualdade salarial.
Na próxima sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, o governo federal lançará o Programa Asas para o Futuro, uma iniciativa liderada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O projeto tem como objetivo promover a inclusão no mercado de trabalho de mulheres entre 17 e 30 anos, com especial atenção para aquelas que são negras e provenientes de comunidades periféricas. A proposta inclui a assinatura de um acordo de cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando a qualificação dessas mulheres.
Em uma entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), durante o programa Bom dia, Ministra, Cida Gonçalves destacou a importância do programa. "Estamos buscando tratativas para discutir o que é mais importante para as mulheres. Elas estão na informalidade, e queremos trazê-las para a formalidade, incluindo a discussão sobre empreendedorismo", afirmou a ministra.
A igualdade salarial também está em pauta, com a ministra lembrando que o prazo para as empresas entregarem o relatório de transparência salarial, conforme estabelecido pela Lei nº 14.611/2023, encerra-se na mesma sexta-feira. Cida assegurou que o documento estará disponível para consulta a partir de 31 de março e que empresas não cumpridoras serão notificadas, podendo sofrer fiscalização e multas.
No combate ao feminicídio, a ministra destacou diversas ações, incluindo a licitação de novas Casas da Mulher Brasileira, a entrega de Centros de Referência de Atendimento à Mulher para municípios menores e a ampliação das patrulhas Maria da Penha. Cida anunciou ainda um investimento de R$ 10 milhões, por meio de edital público, para incentivar o uso de tornozeleiras específicas para agressores de mulheres. "Estamos trabalhando dentro de um pacto com diversos ministérios para combater o feminicídio, sendo que um dos eixos desse trabalho é a prevenção a partir de ações concretas como a própria tornozeleira eletrônica, porque o Estado vai controlar onde o agressor pode transitar", concluiu a ministra das Mulheres.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Campanha Dezembro Laranja
Dermatologista menciona cuidados com a pele na estação das altas temperaturas
-
Ampliação do uso da conciliação
Conciliações fecham mais de 34 mil acordos e movimentam milhões no Judiciário de Alagoas em 2025
-
Trabalhava como personal trainer
Homem morre após incêndio dentro de casa em Marechal Deodoro; companheira fica ferida
-
Procurando emprego?
Alagoas abre mais de 3,6 mil vagas de emprego nesta semana; maioria está em Maceió e Porto Calvo
-
O estado de saúde não foi informado
Homem em situação de rua é ferido após ataque com explosivo no Centro de Maceió



