Geral
Governo Federal inicia processo contra Enel por apagão em São Paulo
Secretaria Nacional do Consumidor busca responsabilização da companhia para reparar danos e assegurar qualidade do serviço elétrico.
A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu início a um processo administrativo contra a Enel em decorrência do apagão que afetou o estado de São Paulo em novembro do ano passado. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6).
A companhia será formalmente notificada, tendo um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa e eventuais provas em seu favor, conforme prevê a legislação. A pasta busca, por meio da penalização, reparar danos à população, conforme estabelece a Política Nacional das Relações de Consumo. O objetivo é reconhecer a vulnerabilidade do consumidor, coibir abusos no mercado e garantir a qualidade do serviço público.
O apagão teve início em 3 de novembro de 2023, afetando a capital e 23 municípios da região metropolitana. Causado por fortes temporais, impactou locais como o Parque Ibirapuera, sede da 35ª Bienal de São Paulo, e escolas onde ocorria o Enem. Além da falta de energia, houve interrupção no fornecimento de água em algumas localidades.
A Enel, concessionária responsável, anunciou medidas para mitigar os problemas, mas estas se restringiram aos clientes cadastrados no programa Tarifa Social, gerando insatisfação. O governo federal e a deputada federal Erika Hilton já haviam expressado a intenção de responsabilizar a empresa, buscando reparação financeira pelos transtornos causados.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Campanha Dezembro Laranja
Dermatologista menciona cuidados com a pele na estação das altas temperaturas
-
Ampliação do uso da conciliação
Conciliações fecham mais de 34 mil acordos e movimentam milhões no Judiciário de Alagoas em 2025
-
Trabalhava como personal trainer
Homem morre após incêndio dentro de casa em Marechal Deodoro; companheira fica ferida
-
Procurando emprego?
Alagoas abre mais de 3,6 mil vagas de emprego nesta semana; maioria está em Maceió e Porto Calvo
-
O estado de saúde não foi informado
Homem em situação de rua é ferido após ataque com explosivo no Centro de Maceió



