Geral
Justiça mobiliza alistamento eleitoral de jovens
Campanha incentiva o alistamento de jovens entre 15 e 17 anos para participação nas eleições municipais.
Nesta segunda-feira (18), a Justiça Eleitoral lançou a Semana do Jovem Eleitoral 2024, voltada para estimular o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos, que embora não sejam obrigados, já têm o direito de votar nas eleições municipais de outubro.
A iniciativa também visa alcançar aqueles que, ao completarem 18 anos antes do pleito, serão obrigados a votar pela primeira vez. Com base em dados da Justiça Eleitoral, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor entre janeiro e fevereiro deste ano.
Durante a Semana do Jovem Eleitoral, que é uma mobilização do TSE, é comum que ocorra um aumento significativo no alistamento eleitoral dos jovens. Antes das eleições de 2022, por exemplo, foram registrados 100 mil alistamentos de jovens nos cinco dias de campanha.
A mobilização, concentrada nas redes sociais como Instagram e TikTok, tem como mote deste ano o tema "Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história". O material da campanha está disponível no portal do TSE, com orientações sobre como tirar o título eleitoral, o voto facultativo e obrigatório, o cadastramento biométrico, entre outros aspectos importantes.
"Para conteúdos autorais, as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político", orienta o TSE para quem deseja compartilhar o material.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



